Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Assédio é Crime

Violência contra mulheres: parceria intensifica combate a abusos no metrô

Para intensificar as ações de combate ao assédio, ao abuso e às violências contra mulheres, foi assinado nesta terça-feira (23) protocolo de intenções entre a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), a Polícia Civil do DF e a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Com a parceria, os órgãos trabalharão em campanhas e ações conjuntas nas estações. O objetivo é prevenir crimes praticados contra as mulheres no sistema metroviário.

A parceria, formalizada na Estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto, também visa à capacitação de empregados do Metrô-DF sobre temáticas relacionadas à campanha.

Colaboradora do governo, Márcia Rollemberg destacou a política de integração entre órgãos. “Isso traz maior eficácia dos serviços e segurança de direitos”, ressaltou.

A integração também foi destaque na fala do secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gutemberg Gomes.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

A ação integra o Brasília Cidadã e também vai ao encontro do quinto item da lista dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionado à igualdade de gênero.

Assédio é Crime

No evento, também houve o lançamento da campanha Assédio é Crime, do Metrô-DF. A ação conta com a veiculação de peças publicitárias nos trens e nas estações.

De acordo com o diretor-presidente da empresa pública, Marcelo Dourado, as ações voltadas a esse fim tiveram início em 2015, com a campanha Não Existem Desculpas: Assédio Sexual É Crime.

A solenidade contou ainda com a participação da Companhia de Teatro Bisquetes, formada por atores da Estrutural que fizeram apresentações relacionadas à temática do evento.

Quem disse que não dá em nada? Dá sim

Na ocasião do lançamento, foi ainda reforçada a campanha Quem disse que não dá em nada? Dá sim!, da Polícia Civil. “Essa história de ‘quem disse que não vai dar em nada?’ e de ‘você sabe com quem está falando?’ tem que acabar. Todos somos iguais, temos que ser respeitados e temos que respeitar”, frisou o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Eric Seba de Castro.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

A ação alerta para o fato de que importunar alguém, em lugar público ou acessível ao público, de modo ofensivo é crime previsto na Lei de Contravenções Penais.

“Se houver o emprego de violência ou grave ameaça, a gente pode estar diante de uma tentativa de estupro”, reforçou a delegada-chefe da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Sandra Gomes.

De acordo com ela, o gatilho da campanha foi uma ocorrência deste ano, no metrô. “O autor, ao ser filmado, desafia a vítima, as testemunhas, e diz que poderia filmar, que isso não daria em nada. Ele foi identificado e responsabilizado penalmente”, disse.

Para denunciar assédio, abuso e violências contra mulheres

  • Delegacia Especial de Atendimento à Mulher: (61) 3207-6195
  • Disque denúncia da Polícia Civil do DF: 197
  • Central de Atendimento à Mulher: 180
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

A bolada

As apostas para o Concurso 3000 podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e no portal Loterias Online

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Amamenta Brasília

Mães saudáveis com leite excedente podem se cadastrar no Amamenta Brasília pela internet ou pelo telefone 160 (opção 4)

Universidade de São Paulo

Ondas sonoras de alta frequência podem destruir vírus como SARS-CoV-2, H1N1 e outros sem causar danos a células, sendo alternativa para novos tratamentos

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.