Curta nossa página

Será produzido no Brasil

Toyota revela nova geração do Corolla com revolução visual

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Divulgação/Toyota


A Toyota enfim revelou por completo a nova geração do Corolla. O modelo, lançado como linha 2020, usa a plataforma modular da marca, a TNGA, e será produzido no Brasil. A base é a mesma de Prius, C-HR e Camry, e tem opções de trem de força híbrido ou apenas com motor a combustão.

A mudança na plataforma deverá dar ao Corolla mais refinamento e silêncio a bordo. Embora tenha mantido o entre-eixos de 2,70 metros do carro atual, o Corolla 2020 é ligeiramente menor que o antecessor. No entanto, as bitolas dianteira e traseira ficaram mais largas. Entre as maiores mudanças está a adoção da suspensão traseira independente, ante o eixo de torção usado no carro atual.

A intenção da Toyota foi deixar o Corolla mais dinâmico, tanto que as versões de topo nos Estados Unidos terão parachoques exclusivos. O visual será mais esportivo, com direito a faróis de LED e rodas de 18 polegadas.

Os Corolla de topo também ganharão um novo 2.0 de 173 cv acoplado a um câmbio CVT capaz de simular até dez marchas para trocas manuais. As demais versões continuarão com o 1.8 a gasolina, que passará por modificações. Ainda não se sabe a motorização do carro que será vendido no Brasil.

Sistema da Fórmula 1

Volvo XC90 ganha sistema Kers que reduz consumo em até 15%

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação/Volvo

A Volvo promoveu atualizações no XC90, maior SUV de sua gama. O modelo está em sua segunda geração, lançada em 2014, e não havia tido nenhuma novidade até agora. No visual, a marca mexeu muito pouco: apenas um retoque leve na grade frontal e para-choques, rodas redesenhadas e novas opções de pintura.

Na cabine, que ainda é bastante atual, a principal novidade é que os bancos da segunda e terceira filas agora permitem novas configurações. Com isso, a capacidade do XC90 passa a ser de cinco, seis ou sete lugares.

Além disso, os sistemas de assistência à condução agora também incluem alerta de trânsito cruzado. E a central multimídia ganhou integração com celulares com sistema Android Auto e streaming de áudio do Spotify.

Sistema da Fórmula 1

Mas a maior novidade é a adoção do sistema Kers (Kinetic Energy Recovery System) de regeneração de energia, comum em carros de Fórmula 1. Acoplado aos freios e ao motor, ele reaproveita a energia produzida nas frenagens e a repassa ao motor, em uma espécie de boost de aceleração. Isso permite obter uma redução no consumo de combustível de até 15%, em condições reais de uso, de acordo com a Volvo.

Haverá ainda uma mudança de nomenclatura. As novas versões híbridas leves usarão o prefixo B (B5 e B6). Aos poucos, elas irão substituir as atuais T5 e T6, que usam apenas um motor a gasolina. No topo da gama, permanece a T8, que é híbrida do tipo plug in.

Na Europa, o XC90 renovado começa a ser produzido em maio. No Brasil, ele só deve chegar na segunda metade do ano.

Continuar lendo

115cv de potência

JAC promete lançar o elétrico mais barato do País em junho

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação/JAC

A JAC Motors está cheia de expectativas para 2019. Além de uma picape média e de um SUV de luxo para sete pessoas, a chinesa prepara o lançamento de um modelo elétrico. O E40 deve chegar em junho deste ano, por R$ 129.990. Nesse valor, será o elétrico mais barato do mercado.

Vendido no mercado chinês como iEV 7S, o E40 é uma versão eletrificada do T40. Frisos, retrovisores, grade dianteira e moldura dos faróis de neblina são na cor azul, comum em elétricos. Seu peso é de 1.310 kg, 90 kg a mais que no irmão T40.

Seu conjunto de baterias de 33 kWh gera potência de 85 kW (equivalente a 115cv) e torque de 27,5 mkgf. A velocidade máxima é de 102 km/h no modo normal. No modo Sport, sobe para 130 km/h. A aceleração de 0 a 60 km/h se dá em 3,9 segundos.

De acordo com a JAC, a autonomia do E40 é de até 300 km com uma carga completa. O tempo de recarga das baterias, em uma tomada residencial comum, com corrente alternada, é de sete horas. Com um carregador rápido, a espera cai para 1h30, sendo que em uma hora preenche-se 80% da carga.

Os itens de série incluem painel de instrumentos digital, assistente de partida em rampas e controles de tração e estabilidade.

Continuar lendo

Edição limitada

Discovery Sport 2019 chega com série especial Landmark

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação/Land Rover

A Land Rover apresenta a linha 2019 do Discovery Sport com uma série limitada, a Landmark Edition. Com 70 unidades para o Brasil, baseadas na versão de entrada SE, ela chega às lojas com valor inicial de R$ 274.500.

A série especial Landmark será oferecida com pintura de dois tons. O teto é sempre cinza escuro, contrastando com a carroceria que pode ser branca ou cinza clara. As rodas de 19 polegadas na cor grafite têm o desenho da versão de topo, HSE.

Pacote de série

De série, há teto panorâmico fixo, bancos de couro com ajustes elétricos, controles de tração e estabilidade, sensores de obstáculos na frente e atrás, faróis de xenônio, seis air bags e, câmera de ré, entre outros.

O modelo usa o motor 2 litros (da família Ingenium), turbodiesel, que rende 180 cv e 43,8 mkgf. A transmissão é a automática de nove marchas com opção de tração 4×4 com reduzida.

O Discovery Sport é oferecido ainda com o motor 2.0 turbodiesel de 240 cv, além do 2.0 turbo a gasolina e também o mais recente lançamento da gama, a versão flexível, ambos de 240 cv 34,6 mkgf.

Continuar lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2015-2019 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - SIG Quadra 01, Lote 385, Platinum Office, Sala 117 - Brasília-DF - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores.