Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Vacinômetro
Breno Esaki/Agência Saúde-DF

#VacinaDF

Terceira fase da campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta (9)

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe entra em sua terceira fase a partir desta quarta-feira (9). Nesta etapa, a previsão é vacinar 342.327 pessoas do novo grupo prioritário, além daqueles que não procuraram os pontos de vacinação nas duas fases anteriores. Até o momento, foram vacinadas 339.490 pessoas.

Ao todo, 100 salas de vacina disponibilizam o imunizante. Fazem parte da terceira fase:

Influenza

A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias.

Assim como a Covid-19, a influenza é uma doença perigosa e que requer atenção quanto aos cuidados com a higiene. De acordo com a enfermeira da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes, a doença também leva a hospitalizações, complicações e ao óbito. Segundo ela, “é de extrema importância que todas as pessoas que são grupo prioritário estejam adequadamente vacinadas contra a influenza”.

Cobertura vacinal

A campanha de vacinação está em andamento e, até agora, nenhum dos grupos elegíveis atingiu ao menos 50% de cobertura vacinal. A meta do Ministério da Saúde é alcançar 90% do público-alvo que no DF é estimado em 1.117.656 de pessoas. Veja na arte a seguir as coberturas por público-alvo:

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

Com as baixas coberturas, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de que as pessoas contempladas com a vacina procurem a unidade de vacinação mais próxima e se protejam contra o vírus. É importante destacar que o cidadão contemplado com a vacina contra a Covid-19 e que seja elegível para receber a dose contra a influenza atente-se ao intervalo entre as doses.

“Lembramos que a vacina contra a influenza não protege contra a Covid e a vacina contra a Covid não protege contra a influenza. Então se você é grupo prioritário para as duas vacinas, você deve tomar as duas vacinas respeitando o intervalo de 14 dias entre elas”, explica Fernanda Ledes.

Se a pessoa for vacinada contra a Covid-19 recebendo o imunizante AstraZeneca ou Pfizer/BioNTech, não é necessário aguardar completar o esquema vacinal, uma vez que o intervalo entre as doses desses laboratórios é de 90 dias. Diferente da CoronaVac que é de até 28 dias.

Ou seja, nos dois casos informados acima, basta aguardar 14 dias, procurar uma unidade de saúde e fazer a dose da influenza dentro desse intervalo. A vacina garante proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e B.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Justiça Eleitoral

Funcionamento inclui finais de semana, feriado e horários estendidos; atendimento por meio do aplicativo DF Libras também está disponível

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

Sexta, 17 de abril

Interessados podem cadastrar o currículo no app Carteira de Trabalho Digital ou ir pessoalmente a uma agência do trabalhador

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.