Curta nossa página

Sem reagentes, rede pública do Distrito Federal não oferece teste rápido para dengue

Publicado

Foto/Imagem:


Hospitais da rede pública do Distrito Federal estão “há vários meses” sem insumos para o teste rápido de infecção pelo vírus da dengue. Em algumas unidades, atendentes informam que o reagente sumiu dos estoques “há mais de um ano”. A Secretaria de Saúde confirma o quadro de desabastecimento, mas não dá prazo para resolver o problema.

“Nós estamos com processo de compra emergencial, acredito que em menos de um mês esse reagente já esteja disponível em toda a rede”, diz o chefe da pasta, Fábio Gondim. Com isso, os testes só devem começar a ser realizados em 2016.

A compra emergencial é mais cara e não garante fornecimento contínuo. A secretaria informou que a última compra foi suspensa por suspeita de superfaturamento, mas não disse quando pretende abrir uma nova licitação regular.

Em nota enviada ao G1, a secretaria afirma que, mesmo sem exame, “os médicos possuem total habilidade para diagnosticar, clinicamente, casos de dengue”. O hemograma comum, segundo a pasta, também pode ajudar a confirmar o quadro de infecção.

Com o teste rápido, é possível confirmar a infecção pelo vírus da dengue em até três horas. O exame “convencional”, de sorologia, precisa ser enviado ao Laboratório Central (Lacen), e o resultado pode levar até uma semana para chegar às mãos dos pacientes.

Sem teste
A reportagem da TV Globo fez contato, por telefone, com três dos maiores hospitais regionais do DF. Em Samambaia, Planaltina e Taguatinga, o teste não está sendo realizado. De acordo com um funcionário do hospital de Taguatinga, o material está indisponível na unidade há mais de um ano.

Em Planaltina, o insumo está ausente dos consultórios desde outubro. “Acabou tem mais ou menos um mês e meio, e não compraram de novo. Eu imagino que [volte] no ano que vem, né? Que eles voltam a comprar as coisas. Agora, final de ano, não deve chegar mais não”, diz a servidora.

No hospital de Samambaia, uma das atendentes recomenda, por telefone, que os pacientes busquem a rede privada. “Se você quiser, é particular. Na rede pública, nem previsão. Tá zerado”, afirma.

Entre os hospitais contatados pela TV Globo, o único onde o teste continua sendo realizado é o Hospital Universitário de Brasília (HUB), na UnB. A unidade é gerenciada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e, portanto, recebe verbas do Ministério da Educação.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense