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Márcia de Alencar

Secretária de Segurança nega irregularidade em escolta especial para filhos

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A Secretária de Segurança Pública do DF, Márcia de Alencar, negou hoje (9) à Comissão de Segurança da Câmara Legislativa que tenha cometido ilegalidade administrativa por ter aceitado, da Casa Militar, escolta para conduzir seus filhos a um colégio, conforme foi noticiado pela imprensa local, no final de abril. “Mas se eu causei incômodo eu peço desculpas”, afirmou. Ela ressaltou que acatou a recomendação para aceitar a escolta policial para seus filhos por ter recebido uma ameaça de morte concreta. Mas negou-se a dar detalhes do fato, alegando “segredo de justiça”.

Indagada pelo deputado Wellington Luiz (PMDB), Márcia Alencar admitiu que uma ex-empregada doméstica que serviu a sua família foi contratada naquela secretaria, exercendo cargo comissionado. “Ela tem escolaridade compatível ao cargo ocupado, é eficiente e tem competência para o exercício da função”, justificou. A secretária reclamou da forma como essa informação foi obtida, admitindo que vai apurar a abordagem às filhas da servidora denunciada.

A secretária também confirmou que um de seus filhos adolescentes fez um sobrevoo em helicóptero oficial, na Esplanada dos Ministérios, na noite de votação do impeachment (17 de abril). “Quando cheguei na aeronave para fazer a operação final de sobrevoo da área da manifestação meu filho já estava no helicóptero. O comandante envolvido poderia ter se negado a transportá-lo. Mas o voo teria que ser feito de qualquer maneira e tinha lugar disponível”, defendeu-se, sustentando que não teve como dissuadir a vontade do filho e que irá ressarcir o erário público caso seja considerada culpada.

A secretária também ressaltou em sua defesa que estaria sendo alvo de perseguição “política”, sustentando que está conseguindo na secretaria reduzir os índices de criminalidade no DF. Alegou também que a segurança especial aos seus filhos também se justificava por sua condição de “civil, mulher e mãe”, e que sua arma é “o diálogo”. Marcia de Alencar disse ainda que outro ex-secretário de Segurança, Roberto Aguiar, também civil, usou da segurança especial para familiares.

Wellington Luiz contestou o fato de diretores de presídios e outros servidores da Secretaria de Segurança não terem o mesmo direito de escolta especial para seus familiares. Enfatizou, contudo, que a apuração sobre se houve irregularidades administrativas nos três episódios ficaria a cargo de investigação do Ministério Público.

O deputado Raimundo Ribeiro (PPS) rechaçou as explicações da deputada que invocou sua condição de mulher, lembrando a necessidade de “impessoalidade” das ações do serviço público. Ele questionou também o fato de o governador não ter antes assegurado o direito de escolta a familiares do titular da Secretaria de Justiça, quando o comando do sistema penitenciário ficava sob sua responsabilidade.

A presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS), disse à secretária que ela deveria ter tornado pública a ameaça que teria recebido, enfatizando que receberia o apoio dos distritais para a apuração do caso. E criticou a contratação da ex-empregada doméstica da secretária, “em horário especial de trabalho.” Celina disse que Márcia Alencar se envolveu em “três situações de desajuste”, que poderiam ser evitadas.

Para o deputado Robério Negreiros (PSDB), a secretária de Segurança usou de “firulas emocionais subjetivas” ao invés de fornecer respostas objetivas sobre os questionamentos feitos pela comissão. Segundo Negreiros, a secretária tratou com “desleixo” a coisa pública, e reiterou que ela deve explicações à Casa e ao Ministério Público, o qual deve realizar procedimento de investigação para apurar os fatos.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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