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Processo leva cerca de 20 dias

Saiba como obter permissão para eventos em parques do Distrito Federal

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Wanderleia de Souza ficou surpresa com a rapidez com que recebeu a permissão para montar uma tenda de massagem no Parque Urbano Bosque do Sudoeste. “Levei os documentos em 7 de março, e a autorização já estava pronta no dia 13. Eu até tive que pedir mais uma semana para ter tempo de arranjar tudo”, conta.

De 24 a 26 de março, a empresária de 48 anos esteve na área pública para promover a clínica de estética que mantém no Sudoeste desde 2004. “Quis aproveitar o movimento do parque e procurei a administração.”

Wanderleia recebeu a informação de que deveria entregar na sede do Instituto Brasília Ambiental (Ibram)— 511 Norte, Bloco C, Edifício Bittar, 3º andar — o formulário de requerimento com a seguinte documentação:

  • Cópias da identidade, do CPF e do comprovante de residência
  • Memorial descritivo do evento e esboço da estrutura a ser montada
  • Comprovante de inscrição e de situação cadastral de pessoa jurídica (para empresas)

No caso de profissionais de educação física, também é exigido o registro no conselho regional de classe.

São os primeiros passos para que pessoas físicas ou jurídicas possam fazer eventos ou outras atividades com público em qualquer um dos 18 parques ecológicos do DF supervisionados pelo Ibram e prontos para receber visitação.

No instituto, Wanderleia foi cadastrada no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Segundo o Ibram, o tempo de espera para dar esse tipo de permissão era de até quatro meses, mas, com a implementação do processo no sistema, o prazo diminuiu para 20 dias.

Depois de uma cobrança de taxa, que pôde pagar via boleto recebido por e-mail, a empresária recebeu a autorização pelo SEI. “No memorial descritivo, detalhei tudo o que trouxe, porque cada item usado em evento tem um pagamento”, explicou.

Com o SEI, Wanderleia imprimiu o documento em casa para entregar na administração do parque antes da data da atividade. Além disso, teve de levar uma cópia nos dias de atendimento, caso alguém questionasse se ela tinha a permissão para estar ali.

Autorizações para eventos em parques em 2016

No ano passado, o Ibram emitiu 140 autorizações de eventos nos parques ecológicos que supervisiona. Segundo o instituto, as reservas com mais requerimentos são o Parque Ecológico Águas Claras; o Parque Urbano Bosque do Sudoeste; o Parque dos Jequitibás, em Sobradinho; e o Parque Ecológico Dom Bosco, no Lago Sul.

As permissões respeitam o Regimento Interno dos Parques do Distrito Federal, de agosto de 2014, que especifica limites para os eventos de forma a evitar riscos ambientais.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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