Curta nossa página

Pés na lama

Rollemberg visita famílias desabrigadas pela chuva na Vila Cauhy

Publicado

Foto/Imagem:


O governador Rodrigo Rollemberg, visitou, na tarde desta quarta-feira (20), famílias que tiveram as casas alagadas após a forte chuva dessa madrugada na Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, 60 famílias ficaram desabrigadas. Durante a madrugada, o Córrego Riacho Fundo, que corta todo o Núcleo Bandeirante e vai até o Lago Paranoá, transbordou e atingiu as casas.

Rollemberg passou pelas áreas mais afetadas da Vila Cauhy — Rua da Mina e Rua da Glória — e escutou as reivindicações dos moradores. Ele informou que a Secretaria-adjunta de Desenvolvimento Social vai cadastrar as famílias e conceder o benefício de vulnerabilidade.

“Estamos procurando dar um auxílio emergencial para essas famílias. A Defesa Civil garantiu que não há risco de vida. Vamos dar o auxílio-vulnerabilidade no valor de R$ 408, alimentação e outros donativos.”

O governo de Brasília distribuiu 140 colchões e 200 cestas básicas para as famílias afetadas pela chuva. O chefe do Executivo local informou que a Secretaria de Gestão do Território e Habitação vai avaliar a situação dessa comunidade com vistas a um apoio do ponto de vista estrutural. Fizeram parte da comitiva a secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Marlene de Fátima Azevedo, e o deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB).

Posto de comando
No início da manhã, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, montou um posto de comando na Vila Cauhy. O local é referência para os moradores afetados pela chuva. Além de prestar ajuda humanitária, funcionários da Defesa Civil monitoram o córrego Riacho Fundo e dão informações para a população sobre riscos. As equipes também avaliam as casas e as estruturas para garantir a segurança de aproximadamente 300 moradores da região.

De acordo com o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel do Corpo de Bombeiros Sérgio Bezerra, os trabalhos de limpeza e de retirada de objetos danificados na Vila Cauhy, devem durar até sexta-feira.

“É importante que as pessoas afetadas compareçam ao posto de comando. Estamos oferecendo ajuda médica, donativos e utensílios básicos para quem sofreu alguma perda. A expectativa é que a energia seja religada em até dois dias e as pessoas retornem às residências”, afirma o coronel.

Campanha
As casas estão em uma área de risco, mapeada em estudos da Defesa Civil, e de ocupação irregular do solo. Durante a manhã, a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves Júnior, estiveram na região para prestar ajuda aos moradores.

A Administração Regional do Núcleo Bandeirante também promove a campanha Ajude a Vila Cauhy. São arrecadados donativos, alimentos não perecíveis, roupas, colchões e água. Os produtos e os mantimentos podem ser entregues nas administrações regionais do Núcleo Bandeirante e da Candangolândia.

Ajude a Vila Cauhy
Administração Regional da Candangolândia
Rua dos Transportes, Área Especial 1

Administração Regional do Núcleo Bandeirante
3ª Avenida, Projeção 2, Praça Padre Roque

Mais informações: (61) 3301-9336 e 8151-8881
Das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense