Valor será destinado à saúde pública
Renegociação com a União faz dívida do Distrito Federal cair R$ 339 milhões
As reuniões do Fórum Permanente de Governadores começaram a apresentar resultados. Na tarde desta segunda-feira (21), no Palácio do Buriti, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assinou contrato de refinanciamento da dívida com a União, medida que resultará em economia de R$ 339,2 milhões aos cofres do Executivo. O montante será integralmente destinado à saúde pública. O total do passivo é R$ 1,3 bilhão. Com a dedução, esse valor cairá para R$ 972 milhões.
A repactuação da dívida foi assinada por Rollemberg e pelo vice-presidente de Governo, do Banco do Brasil, Júlio Cezar Alves de Oliveira, e obedece a regras estabelecidas pelo Decreto nº 8.816, assinado pela presidente Dilma Rousseff em 29 de dezembro de 2015, que regulamenta a Lei Complementar nº 148, de 2014. “Esse recurso vai melhorar a capacidade de pagar dívidas com fornecedores, melhorar o fornecimento de medicamentos e a conservação de equipamentos, dando mais qualidade ao atendimento na área da saúde”, disse Rollemberg.
Superação da crise
A renegociação das dívidas das unidades da Federação com o governo federal é um dos itens que integra a lista de demandas de chefes de Executivo que compõem o fórum. A relação, com reivindicações para superar a crise econômica no País, foi elaborada nos encontros que tiveram início em 28 de dezembro. Rollemberg tem sido o anfitrião. O próximo ocorrerá nesta terça-feira (22), às 11 horas, na Residência Oficial de Águas Claras.
Por mês, são desembolsados R$ 11,9 milhões para a quitação do débito com a União, dívida que começou a ser assumida ainda na década de 1990, com pedidos de financiamentos a instituições financeiras públicas. Agora o governo gastará mensalmente R$ 7,8 milhões, ou seja, R$ 4 milhões a menos de repasse à União. O acordo consolida o Distrito Federal como a primeira unidade da Federação do País a reduzir os passivos.
“O governo do DF vem dando exemplo de eficiência na gestão pública e foi o primeiro a assinar a repactuação da dívida. Esse exemplo serve para balizarmos um dos grandes pilares do Banco do Brasil no sentido de promover empréstimos ao setor público e ajudar o Brasil a se desenvolver com eficiência”, destacou Julio Cesar Alves.
A diminuição do débito começa a valer na parcela de abril e foi possível porque o passivo passará a ser corrigido pela taxa básica de juros, a Selic, ou pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4% ao ano. A escolha sempre será pela taxa menor do mês. Atualmente, o cálculo usado para a cobrança é o Índice Geral de Preços (IGP), com acréscimo de pelo menos 6%.
Para o secretário de Fazenda, João Antônio Fleury, a redução é mais um passo importante para manter o DF em uma situação confortável em relação a dívidas com a União. “O DF tem endividamento de apenas 10%, um dos mais baixos do País. Nossa capacidade de endividamento é da ordem de R$ 20 bilhões, portanto, é uma situação tranquila em relação aos estados”, explicou Fleury.
Atualizado em 22/03/2016 – 17:09.
Fazer o Bem Tá Na Moda
Sejus-DF leva oportunidade para mulheres saírem da vulnerabilidade social
Produtos doados por mulheres que já possuem independência financeira viram uma oportunidade de outras mulheres saírem da vulnerabilidade social. Essa é a proposta da campanha Fazer o Bem Tá na Moda, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), que apresenta um ciclo de prosperidade, onde 200 mulheres do DF são convidadas a montar, cada uma, uma bolsa com produtos em bom estado, que, normalmente, elas se desapegam ao final de todo ano, como roupas, sapatos, acessórios, joias e bijuterias.
Cada uma dessas sacolas será doada a outra mulher que terá a oportunidade de comercializar estes produtos. A seleção dessas 200 mulheres será feita através de parceria com o Grupo Cirandinha e Instituto Proeza, que trabalham com público feminino em situação de vulnerabilidade social e ações voltadas ao empreendedorismo.
A entrega das bolsas será no dia 12 de novembro, às 16 horas, no Basic Collection, na QI 11 do Lago Sul. Após, receberem as bolsas vazias, as mulheres que farão as doações terão uma semana para devolver, no mesmo local, os produtos selecionados. De acordo com a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a campanha é uma forma de enriquecer o empreendedorismo feminino e a liberdade financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade através da solidariedade. “Tudo começa com a primeira oportunidade. E essas mulheres, através do desapego anual que elas praticam, estão promovendo consciência financeira e oportunidade de empreendedorismo”, disse.
A campanha vai envolver 100 mulheres das regiões do Recanto das Emas e do Riacho Fundo II que serão selecionadas pelo Instituto Proeza. Ao invés de venderem os itens das bolsas individualmente, as mulheres do instituto decidiram se unir e realizar um bazar coletivo: o “Brechó Entrelaçando Vidas”. Já o Grupo Cirandinha vai escolher 100 mulheres de Santa Maria que não podem trabalhar, porque são mães ou parentes de pessoas com deficiência. Neste caso, por poderem se ausentar de casa, cada uma, receberá a sua bolsa e buscará a melhor forma de utilizar os produtos que lá estiverem.
Atualizado em 10/11/2024 – 08:41.
"Comprou, Concorreu”
Promoção de Natal 2024 do Pátio Brasil vai sortear um Citroën Basalt
A chegada do espírito natalino começa a movimentar o comércio, impulsionado pelas expectativas positivas para 2024. No Brasil, o setor varejista está otimista quanto às vendas de Natal, fundamentado nas estimativas do Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV). As projeções do IAV-IDV indicam um crescimento de 7,0% em dezembro, comparado ao mesmo período de 2023. O tão esperado décimo terceiro salário dos trabalhadores brasileiros, também, promete desempenhar um papel vital nesse cenário, ao injetar recursos consideráveis no mercado e incentivar as vendas sazonais.
Os shoppings centers já estão a todo vapor, preparados não apenas para atender às demandas de compras natalinas, mas também para proporcionar aos clientes a experiência festiva e envolvente que só o Natal oferece. O Pátio Brasil Shopping se destaca ao anunciar a sua campanha natalina, “Comprou, Concorreu”, que oferece aos clientes a oportunidade de ganhar o Citroën Basalt.
A cada R$ 550 em compras, nas lojas participantes, o consumidor recebe um número da sorte. E nos finais de semana, as notas fiscais trocadas geram números da sorte em dobro, aumentando as chances de ganhar. Sem limite de aquisição de números da sorte por CPF, esta promoção tem início em 11 de novembro e se estende até 31 de dezembro, com o sorteio marcado para o dia 11 de janeiro de 2025, pela Loteria Federal.
Além de aproveitar as oportunidades de compra para a data, os clientes poderão vivenciar a magia do Natal por meio da elaborada decoração do shopping, que neste ano promete ser inesquecível. O Pátio Brasil transformou seus espaços em um ambiente acolhedor e encantado, com a Vila do Papai Noel decorada em tons de verde, dourado, bege e marrom. Crianças e adultos poderão se divertir no trenzinho que circunda a decoração e atravessa a majestosa árvore de Natal, proporcionando um momento mágico e gratuito. Com capacidade para até 16 crianças ou dois adultos e 12 crianças, o passeio é uma viagem cheia de fantasia e segurança.
A atmosfera encantadora é preenchida pela presença da casinha do Papai Noel, o trono do Bom Velhinho, uma caixinha de correio para as cartinhas de pedidos, um troninho pet e uma impressionante árvore de Natal de 14 metros. Para completar, elementos como guirlandas gigantes com cascatas de LED, cantinhos instagramáveis, animatrônicos, casinha com escorregador infantil e balanço adaptado para PCDs tornam o ambiente ainda mais especial.
O Pátio Brasil convida todos a embarcarem na magia do Natal, aproveitando as promoções exclusivas e a decoração encantadora, criando assim memórias inesquecíveis para toda a família.
Atualizado em 09/11/2024 – 09:43.
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