Doença silenciosa
Renata Guirau dá dicas de alimentos ideais para usar no combate à hipertensão
Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão são sintomas que pedem cuidados especiais. Isso porque, normalmente, esses problemas estão relacionados à hipertensão, quando aparecem em conjunto. A doença surge de forma silenciosa e é responsável por promover o aumento da força do sangue contra a parede das artérias.
Com intuito de conscientizar a população sobre o assunto, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado nesta segunda-feira (26), foi instituído há quase 20 anos e busca reforçar, anualmente, a importância de cuidar da enfermidade para não agravá-la. Para isso, a alimentação é uma forte aliada no dia a dia. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica o motivo:
“O consumo adequado de alguns nutrientes pode favorecer a melhora ou piora do quadro, sobretudo, a longo prazo. Vale ressaltar que o mais importante é possuir a manutenção adequada do peso corporal, visto que esse aspecto é o que mais tem impacto no bom controle e na prevenção da doença. Destaco que, além da alimentação, é importante ter sono de qualidade e também a prática regular de atividades físicas”, informa a profissional.
Ano passado, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contabilizou que mais de 38,1 milhões de brasileiros – com 18 anos ou mais – sofrem com a doença. Esse número equivale a 23,9% da população que está nessa faixa etária e é 2,5% maior do que o registrado no ano de 2013. Os dados reforçam ainda mais a necessidade de haver a conscientização sobre o que deve ser consumido diariamente para evitar o agravamento do problema.
“Indicamos o consumo de alimentos frescos, preparados de forma caseira, com o mínimo possível de produtos ultraprocessados. Para isso, é interessante investir em frutas, legumes, verduras, carnes magras, lácteos, oleaginosas, leguminosas e cereais de forma constante”, pontua Renata.
Além disso, a nutricionista aconselha a busca do indivíduo por um padrão alimentar conhecido como Dieta do Mediterrâneo, atrelada a alimentos frescos e com boa proporção de gorduras boas, com a frequente inclusão de azeites, peixes e castanhas nas refeições. Segundo Renata, esse estilo de vida, indicado aos hipertensos, é conhecido como Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH). O diferencial da estratégia é, justamente, o incentivo em consumir alimentos frescos com controle adequado para ingerir sódio.
“Para atuar beneficamente no organismo, o ômega-3 é extremamente interessante, pois possui ação antiinflamatória, o que protege as veias e as artérias do corpo humano. O consumo de antioxidantes, como o resveratrol presente nas uvas roxas e o licopeno presente nos alimentos avermelhados, como o tomate e os caquis, também devem fazer parte da alimentação de forma rotineira”, diz a nutricionista.
A alimentação, acima de tudo, deve ser consciente. Nesse âmbito, as refeições devem prezar pela diminuição de potássio, magnésio e cálcio, minerais que, em geral, são encontrados na batata inglesa e no sal de cozinha. O consumo não é proibido, entretanto, é preciso saber equilibrar para não interferir na pressão arterial. Renata até sugere uma receita com esses dois ingredientes.
Em contrapartida, alimentos ultraprocessados, como enlatados, embutidos e salgadinhos, devem passar longe dos hipertensos. Bebidas alcoólicas, igualmente, devem ser evitadas em excesso, pois pioram o controle da hipertensão.
Para auxiliar na elaboração do cardápio de quem possui o problema arterial, a nutricionista indica três receitas saborosas e práticas para serem incluídas na rotina. Confira:
Escondidinho de carne moída com batata
- 500g de carne moída
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cebola ralada
- 3 colheres de sopa de azeite
- 3 colheres de sopa de cheiro verde picado
- 1 colher de café de açafrão da terra
- 5 batatas médias
- 2 colheres de sopa de requeijão
- 4 colheres de sopa de parmesão ralado
- 1 pitada de noz moscada
- sal e pimenta do reino a gosto
1) Tempere a carne: aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente a carne, acerte o sal e a pimenta e finalize com o cheiro verde. Doure bem a carne.
2) Para o purê: cozinhe as batatas e amasse com a ajuda de um garfo ou espremedor. Em seguida tempere com sal, pimenta e a noz moscada. Misture o requeijão.
3) Montagem: em um refratário, faça uma camada com a carne moída e em seguida outra camada com o purê de batata. Finalize com o parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.
Maçãs recheadas
- 4 maçãs
- 50g de nozes
- 50g de amêndoas
- 50g de avelãs
- 50g de castanha do Pará
- Canela e mel a gosto
- 1 colher de sopa de manteiga
1) Pique grosseiramente as oleaginosas.
2) Em uma frigideira, derreta a manteiga e acrescente os pedaços de castanhas, nozes, amêndoas e avelãs e também a canela. Faça como se fosse um refogado, para que fique bem saboroso.
3) Pegue as maçãs e retire a polpa, de modo que possam ser recheadas com a mistura da frigideira.
4) Finalize com um fio de mel em cada maçã e leve ao forno por cerca de 20 a 30 minutos.
Drink de frutas (sem álcool)
- 5 uvas vitória (sem semente)
- 200ml de água tônica
- 1 kiwi fatiado
- 2 morangos picados
- 4 bolinhas de melão (use um boleador de alimentos pequeno)
- 100ml de água
1) Em um copo ou taça, acomode as frutas, intercalando-as.
2) E em seguida, complete com a tônica e a água.
3) Você também pode acrescentar pedras de gelo.
Açaí do Ninja
De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí
As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.
Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.
Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.
Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.
Brasília
Você conhece o Yolo? Clube oferece descontos em mais de 300 restaurantes
O clube de descontos Yolo está transformando a forma como os apaixonados por gastronomia desfrutam das melhores experiências culinárias em Brasília. Sucesso na capital federal, a plataforma chegou em São Paulo neste ano e deve alcançar mais cidades do país em 2025. Mas o que é o Yolo? Victor Thomé, empresário e fundador, explica que com mais de 300 restaurantes parceiros, o clube oferece um benefício irresistível: ao pedir o primeiro prato principal, o segundo sai de graça.
De acordo com ele, essa vantagem se aplica a uma ampla variedade de estabelecimentos, desde refeições rápidas, como hambúrgueres gourmet, até jantares sofisticados em restaurantes de alta gastronomia. “Brasília desponta como a cidade líder no uso do Yolo, tanto em número de restaurantes participantes quanto em assinantes. Só na capital, somamos mais de 30 mil usuários atualmente”, pontua.
Com uma demanda crescente, a empresa planeja expandir o serviço para mais de 10 cidades até 2025, oferecendo ainda mais possibilidades aos usuários que buscam economizar sem abrir mão de qualidade e diversidade na hora de escolher onde comer.
Rodrigo Melo, chef e sócio do restaurante Cantucci Osteria, é um dos parceiros do Yolo. Junto à ferramenta há quase um ano, ele conta que a plataforma possibilita um aumento significativo no número de clientes da casa, principalmente em datas comemorativas, como a Black November, em que o Yolo oferece descontos durante todo o mês. “Percebemos uma grande mudança quando há clientes da plataforma no restaurante. Esta é uma parceria importante para nós e estamos com a expectativa alta para os próximos meses, com as nossas vendas, mas principalmente com a participação do Yolo”, destaca.
Conheça o Yolo
Com mais de 300 restaurantes parceiros, o Yolo nasceu há 7 anos e vem revolucionando o acesso a boa gastronomia de Brasília. Ele possibilita aos usuários o ganho de um prato principal ao pedir outro. O programa funciona de forma presencial, e conta com duas novidades: delivery e take out. Com casas como Santé Lago, Cantucci Osteria, Dudu Bar, Chicago Prime, Ouriço, Veloce, Picanhas do Sul, Mercado Del Puerto, Confraria do Camarão, Blend Boucherie, Italianissimo, Saveur Bistrot, Vitorino, entre outras, são parceiras do clube.
Black November
Com um número recorde de restaurantes parceiros, inclusive em São Paulo, a expectativa está em alta. Além dos descontos mais agressivos já oferecidos dentro da plataforma, durante o mês de novembro, os clientes poderão adquirir o pacote anual, com uma redução de mais de 60% do valor total. O Yolo também prepara sorteios exclusivos. “Acreditamos que essa será a maior Black November da história do Yolo, com um aumento significativo tanto de clientes recorrentes quanto de novos usuários, que entram em grande número nessa época”, reforça Thomé.
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