Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Doença silenciosa

Renata Guirau dá dicas de alimentos ideais para usar no combate à hipertensão

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Divulgação


Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão são sintomas que pedem cuidados especiais. Isso porque, normalmente, esses problemas estão relacionados à hipertensão, quando aparecem em conjunto. A doença surge de forma silenciosa e é responsável por promover o aumento da força do sangue contra a parede das artérias.

Com intuito de conscientizar a população sobre o assunto, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado nesta segunda-feira (26), foi instituído há quase 20 anos e busca reforçar, anualmente, a importância de cuidar da enfermidade para não agravá-la. Para isso, a alimentação é uma forte aliada no dia a dia. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica o motivo:

“O consumo adequado de alguns nutrientes pode favorecer a melhora ou piora do quadro, sobretudo, a longo prazo. Vale ressaltar que o mais importante é possuir a manutenção adequada do peso corporal, visto que esse aspecto é o que mais tem impacto no bom controle e na prevenção da doença. Destaco que, além da alimentação, é importante ter sono de qualidade e também a prática regular de atividades físicas”, informa a profissional.

Ano passado, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contabilizou que mais de 38,1 milhões de brasileiros – com 18 anos ou mais – sofrem com a doença. Esse número equivale a 23,9% da população que está nessa faixa etária e é 2,5% maior do que o registrado no ano de 2013. Os dados reforçam ainda mais a necessidade de haver a conscientização sobre o que deve ser consumido diariamente para evitar o agravamento do problema.

“Indicamos o consumo de alimentos frescos, preparados de forma caseira, com o mínimo possível de produtos ultraprocessados. Para isso, é interessante investir em frutas, legumes, verduras, carnes magras, lácteos, oleaginosas, leguminosas e cereais de forma constante”, pontua Renata.

Além disso, a nutricionista aconselha a busca do indivíduo por um padrão alimentar conhecido como Dieta do Mediterrâneo, atrelada a alimentos frescos e com boa proporção de gorduras boas, com a frequente inclusão de azeites, peixes e castanhas nas refeições. Segundo Renata, esse estilo de vida, indicado aos hipertensos, é conhecido como Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH). O diferencial da estratégia é, justamente, o incentivo em consumir alimentos frescos com controle adequado para ingerir sódio.

“Para atuar beneficamente no organismo, o ômega-3 é extremamente interessante, pois possui ação antiinflamatória, o que protege as veias e as artérias do corpo humano. O consumo de antioxidantes, como o resveratrol presente nas uvas roxas e o licopeno presente nos alimentos avermelhados, como o tomate e os caquis, também devem fazer parte da alimentação de forma rotineira”, diz a nutricionista.

A alimentação, acima de tudo, deve ser consciente. Nesse âmbito, as refeições devem prezar pela diminuição de potássio, magnésio e cálcio, minerais que, em geral, são encontrados na batata inglesa e no sal de cozinha. O consumo não é proibido, entretanto, é preciso saber equilibrar para não interferir na pressão arterial. Renata até sugere uma receita com esses dois ingredientes.

Em contrapartida, alimentos ultraprocessados, como enlatados, embutidos e salgadinhos, devem passar longe dos hipertensos. Bebidas alcoólicas, igualmente, devem ser evitadas em excesso, pois pioram o controle da hipertensão.

Para auxiliar na elaboração do cardápio de quem possui o problema arterial, a nutricionista indica três receitas saborosas e práticas para serem incluídas na rotina. Confira:

Escondidinho de carne moída com batata

  • 500g de carne moída
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 cebola ralada
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de cheiro verde picado
  • 1 colher de café de açafrão da terra
  • 5 batatas médias
  • 2 colheres de sopa de requeijão
  • 4 colheres de sopa de parmesão ralado
  • 1 pitada de noz moscada
  • sal e pimenta do reino a gosto

1) Tempere a carne: aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente a carne, acerte o sal e a pimenta e finalize com o cheiro verde. Doure bem a carne.

2) Para o purê: cozinhe as batatas e amasse com a ajuda de um garfo ou espremedor. Em seguida tempere com sal, pimenta e a noz moscada. Misture o requeijão.

3) Montagem: em um refratário, faça uma camada com a carne moída e em seguida outra camada com o purê de batata. Finalize com o parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

Maçãs recheadas

  • 4 maçãs
  • 50g de nozes
  • 50g de amêndoas
  • 50g de avelãs
  • 50g de castanha do Pará
  • Canela e mel a gosto
  • 1 colher de sopa de manteiga

1) Pique grosseiramente as oleaginosas.

2) Em uma frigideira, derreta a manteiga e acrescente os pedaços de castanhas, nozes, amêndoas e avelãs e também a canela. Faça como se fosse um refogado, para que fique bem saboroso.

3) Pegue as maçãs e retire a polpa, de modo que possam ser recheadas com a mistura da frigideira.

4) Finalize com um fio de mel em cada maçã e leve ao forno por cerca de 20 a 30 minutos.

Drink de frutas (sem álcool)

  • 5 uvas vitória (sem semente)
  • 200ml de água tônica
  • 1 kiwi fatiado
  • 2 morangos picados
  • 4 bolinhas de melão (use um boleador de alimentos pequeno)
  • 100ml de água

1) Em um copo ou taça, acomode as frutas, intercalando-as.

2) E em seguida, complete com a tônica e a água.

3) Você também pode acrescentar pedras de gelo.

Publicidade
Comentários

Das 10h às 14h

Restaurante Norton, Brasil 21, promove brunch de Dia das Mães neste domingo

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Vieair produções

No Dia das Mães, o Restaurante Norton, localizado no Brasil 21, resolveu investir em um delicioso brunch para as matriarcas. Das 10h às 14h, as mamães poderão degustar quitutes frios e quentes com toda a qualidade e segurança. O valor por pessoa é de R$ 130, mas caso haja mais de 4 pagantes da mesma família, há um desconto de 21%.

Já na recepção, haverá um welcome drink, que pode ser uma taça de espumante rosé ou um coquetel sem álcool. Entre as opções, estão frutas frescas e secas, cereais, chás, pães, bolos, embutidos, omeletes, crepioca, donuts, croissants, quiches, bacon, ovos mexidos, queijos, saladas e ainda a ilha de pratos quentes, com Bobó de camarão, Filé ao molho de cogumelos frescos, Galeto grelhado, entre outros.

As sobremesas ficam por conta da Torta de limão, do Mousse de chocolate e do Semifredo de banana. Além das bebidas do buffet, há ainda refrigerantes, cerveja Stella Artois e espumante. As reservas podem ser feitas pelos telefones (61) 3218-5550 ou (61) 98228-2121 (WhatsApp).

Continuar lendo

Sunday Roast

The Queen’s Place terá prato típico britânico para celebrar o Dia das Mães

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação

Neste domingo de Dia das Mães, o The Queen’s Place oferecerá um almoço digno de rainha para as matriarcas. O Chef Pedro Henrique Batista preparará um prato típico inglês, o Sunday Roast, e as mães ainda receberão uma cortesia especial – uma Soda Italiana e um Cupcake. Com uma suculenta picanha grelhada, acompanhada com vegetais grelhados e yorkshire pudding (pão tipicamente britânico), o prato orna uma experiência única de um verdadeiro banquete inglês.

Com combos para duas ou quatro pessoas, o Sunday Roast será servido das 12h às 15h30, e é necessário realizar reservas mediante pagamento antecipado, pelos números (61) 3879-0056 (Asa Sul) e (61) 99329-6752 (Lago Sul). Para a data, o The Queen’s Place não fará entrega, apenas retirada nas lojas (take away).

Continuar lendo
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2015-2021 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense