Registro Geral de Animais
PL que tornar microchip de identificação obrigatório para cães e gatos do DF
Projeto de autoria do deputado Daniel Donizet (PL), em tramitação na Câmara Legislativa, torna obrigatória a identificação de todos os cães e gatos do Distrito Federal por meio da implantação de microchip. Além de conter todas as informações do tutor e do animal, caso ele se perca ou seja roubado, a identificação por microchip vai permitir a implantação de Políticas Públicas voltadas para a guarda responsável, o controle populacional e o atendimento veterinário.
Segundo o deputado, o microchip pode ser implantado na pele do animal de forma indolor e sem riscos para sua saúde. “A tecnologia trouxe um método de identificação de cães e gatos bem mais eficaz e seguro que as tradicionais coleiras. O dispositivo pode conter informações mais completas do animal, como data da última vacinação, por exemplo. Esse método já é obrigatório em países da Europa e ajuda a esclarecer casos de roubo de animais, maus-tratos e abandono”, esclareceu Daniel.
O PL 1399/2020 cria ainda o Registro Geral de Animais (RGA), que seria semelhante ao nosso RG. O documento vai conter número, data de registro, informações gerais como nome, raça, porte, cor, etc, além das informações e contatos do tutor. Todas essas informações seriam registradas no microchip, que poderão ser acessadas por profissionais que tenham um leitor específico.
O PL do deputado Daniel Donizet prevê a implantação de Políticas Públicas que garantam o fomento ou gratuidade na identificação eletrônica de animais comunitários, de famílias de baixa renda, que estejam sob a tutela de protetores, abrigos e ONGs, entre outros.
A proposta tramita na Comissão de Meio Ambiente, com relatoria da deputada Júlia Lucy (Novo).
Atualizado em 05/04/2021 – 19:29.
Fazer o Bem Tá Na Moda
Sejus-DF leva oportunidade para mulheres saírem da vulnerabilidade social
Produtos doados por mulheres que já possuem independência financeira viram uma oportunidade de outras mulheres saírem da vulnerabilidade social. Essa é a proposta da campanha Fazer o Bem Tá na Moda, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), que apresenta um ciclo de prosperidade, onde 200 mulheres do DF são convidadas a montar, cada uma, uma bolsa com produtos em bom estado, que, normalmente, elas se desapegam ao final de todo ano, como roupas, sapatos, acessórios, joias e bijuterias.
Cada uma dessas sacolas será doada a outra mulher que terá a oportunidade de comercializar estes produtos. A seleção dessas 200 mulheres será feita através de parceria com o Grupo Cirandinha e Instituto Proeza, que trabalham com público feminino em situação de vulnerabilidade social e ações voltadas ao empreendedorismo.
A entrega das bolsas será no dia 12 de novembro, às 16 horas, no Basic Collection, na QI 11 do Lago Sul. Após, receberem as bolsas vazias, as mulheres que farão as doações terão uma semana para devolver, no mesmo local, os produtos selecionados. De acordo com a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a campanha é uma forma de enriquecer o empreendedorismo feminino e a liberdade financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade através da solidariedade. “Tudo começa com a primeira oportunidade. E essas mulheres, através do desapego anual que elas praticam, estão promovendo consciência financeira e oportunidade de empreendedorismo”, disse.
A campanha vai envolver 100 mulheres das regiões do Recanto das Emas e do Riacho Fundo II que serão selecionadas pelo Instituto Proeza. Ao invés de venderem os itens das bolsas individualmente, as mulheres do instituto decidiram se unir e realizar um bazar coletivo: o “Brechó Entrelaçando Vidas”. Já o Grupo Cirandinha vai escolher 100 mulheres de Santa Maria que não podem trabalhar, porque são mães ou parentes de pessoas com deficiência. Neste caso, por poderem se ausentar de casa, cada uma, receberá a sua bolsa e buscará a melhor forma de utilizar os produtos que lá estiverem.
Atualizado em 10/11/2024 – 08:41.
"Comprou, Concorreu”
Promoção de Natal 2024 do Pátio Brasil vai sortear um Citroën Basalt
A chegada do espírito natalino começa a movimentar o comércio, impulsionado pelas expectativas positivas para 2024. No Brasil, o setor varejista está otimista quanto às vendas de Natal, fundamentado nas estimativas do Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV). As projeções do IAV-IDV indicam um crescimento de 7,0% em dezembro, comparado ao mesmo período de 2023. O tão esperado décimo terceiro salário dos trabalhadores brasileiros, também, promete desempenhar um papel vital nesse cenário, ao injetar recursos consideráveis no mercado e incentivar as vendas sazonais.
Os shoppings centers já estão a todo vapor, preparados não apenas para atender às demandas de compras natalinas, mas também para proporcionar aos clientes a experiência festiva e envolvente que só o Natal oferece. O Pátio Brasil Shopping se destaca ao anunciar a sua campanha natalina, “Comprou, Concorreu”, que oferece aos clientes a oportunidade de ganhar o Citroën Basalt.
A cada R$ 550 em compras, nas lojas participantes, o consumidor recebe um número da sorte. E nos finais de semana, as notas fiscais trocadas geram números da sorte em dobro, aumentando as chances de ganhar. Sem limite de aquisição de números da sorte por CPF, esta promoção tem início em 11 de novembro e se estende até 31 de dezembro, com o sorteio marcado para o dia 11 de janeiro de 2025, pela Loteria Federal.
Além de aproveitar as oportunidades de compra para a data, os clientes poderão vivenciar a magia do Natal por meio da elaborada decoração do shopping, que neste ano promete ser inesquecível. O Pátio Brasil transformou seus espaços em um ambiente acolhedor e encantado, com a Vila do Papai Noel decorada em tons de verde, dourado, bege e marrom. Crianças e adultos poderão se divertir no trenzinho que circunda a decoração e atravessa a majestosa árvore de Natal, proporcionando um momento mágico e gratuito. Com capacidade para até 16 crianças ou dois adultos e 12 crianças, o passeio é uma viagem cheia de fantasia e segurança.
A atmosfera encantadora é preenchida pela presença da casinha do Papai Noel, o trono do Bom Velhinho, uma caixinha de correio para as cartinhas de pedidos, um troninho pet e uma impressionante árvore de Natal de 14 metros. Para completar, elementos como guirlandas gigantes com cascatas de LED, cantinhos instagramáveis, animatrônicos, casinha com escorregador infantil e balanço adaptado para PCDs tornam o ambiente ainda mais especial.
O Pátio Brasil convida todos a embarcarem na magia do Natal, aproveitando as promoções exclusivas e a decoração encantadora, criando assim memórias inesquecíveis para toda a família.
Atualizado em 09/11/2024 – 09:43.
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