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Pessoas com deficiência recebem atendimento especializado em duas estações do metrô

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Nas estações do metrô da 112 e da 114 Sul, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos implantou sistema especializado de atendimento à pessoa com deficiência. Nos locais, o cidadão pode obter facilidades, como cadastrar habilidades em um banco de currículos, requisitar intérprete de Libras e buscar orientação em programas habitacionais do governo de Brasília.

A Coordenação de Promoção de Direitos de Pessoas com Deficiência faz em média 7,8 mil atendimentos mensais. São nove departamentos internos. “Depois de uma conversa com membros de nossa equipe, buscamos dar o encaminhamento devido ao cidadão e verificamos outras demandas”, explica o coordenador Paulo Beck. “Nosso foco é encaminhar o deficiente e orientá-lo no acesso aos serviços e aos equipamentos públicos.”

Sem o movimento das pernas há um ano e meio após incidente com arma de fogo, Rafael Toledo, de 22 anos, usa cadeira de rodas fornecida pelo Departamento de Órteses e Próteses. “Receber essa cadeira foi importante para recuperar minha autonomia”, diz o jovem morador do Gama. O irmão gêmeo, Renato, acrescenta: “Agora, Rafael consegue sair de casa sozinho. O custo do equipamento chega a R$ 2 mil, e nós não teríamos condições de comprar uma. Seria Impossível”.

Mercado de trabalho
Há uma gerência especializada em encaminhar o candidato para o mercado de trabalho. Nesse caso, o candidato precisa levar currículo e documentos pessoais. Nos três primeiros meses do ano, 1.096 indicações de serviço foram feitas a várias empresas, o que resultaram em 190 contratações. “Os números deveriam ser maiores, mas existem entraves como dificuldade para superar  barreiras físicas de acesso e conseguir alocar o trabalhador em lugar condizente com sua capacidade laboral”, explica Beck.

O local oferece também setores voltados para atendimentos específicos: avaliação médica, análise de laudos para atestado da condição física e central de Libras — na qual designa intérpretes para ajudar o portador de deficiência auditiva. É possível fazer cadastramento para concessão de Passe Livre no transporte público urbano.

A Gerência de Acesso à Cidade realiza e acompanha vistorias a locais com problemas de acessibilidade, requisitadas por órgão de fiscalização. Existe ainda um departamento para cuidar de políticas habitacionais com a função de coletar e cadastrar dados de pessoas em programas do governo de Brasília.

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Falta de luz

Neoenergia: fornecimento no DF é o melhor entre capitais brasileiras

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Neoenergia Brasília
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A média de tempo em que o consumidor do Distrito Federal ficou sem energia reduziu em 43% nos últimos quatro anos, período em que a distribuição de energia da capital federal foi concedida à Neoenergia. O levantamento, realizado a partir de dados publicados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mostra que a redução do indicador conhecido como DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) posicionou o DF como a capital que possui o restabelecimento de energia mais rápido do país.

Em 2024, quem mora no Brasil passou em média 10,24h sem energia por ano. No DF, o brasiliense ficou em média 5,04h sem energia por ano, ou seja, metade da média brasileira e o 4° melhor tempo do Brasil. Isso significa que o consumidor da capital teve energia sem interrupção por 99,94% das horas do ano. Essa posição coloca o DF como a única capital do país entre as 5 regiões que possuem o fornecimento de energia mais rápido do Brasil. Os outros locais mais bem colocados estão situados no interior de São Paulo.

Antes da concessão, em 2021, o DF ocupava a 13ª posição, entre as 29 empresas de distribuição de energia do setor no Brasil, que possuem mais de 400 mil clientes. Em 2024, a posição da capital federal passou a ser a 4ª. Essa melhoria significativa está ligada aos investimentos em tecnologia, modernização, expansão de redes e geração de novos empregos promovidos pela Neoenergia, empresa responsável pela distribuição de energia no DF.

Desde que assumiu a concessão da CEB Distribuição (CEB-D), a Neoenergia investiu mais de R$ 1 bilhão em quatro anos e anunciou que aportará mais 1,3 bilhão até 2029. Esse valor investido em quatro anos representa o equivalente a 15 anos de aportes feitos pela CEB anteriormente. Além dos investimentos robustos, destaca-se o modelo de gestão adotado pelo grupo. Importante destacar que a CEB Ipes ainda é a responsável pela iluminação pública de todo o DF.

“Possuir um dos melhores níveis de qualidade do país é um sinal de que os investimentos realizados pela Neoenergia estão trazendo os resultados esperados e nos dá a confiança de que estamos contribuindo para o desenvolvimento da nossa capital”, explica Antonio Queiroz, diretor Técnico da Neoenergia Brasília.

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Auxílio mensal de R$ 150

Novos beneficiários do DF Social têm até 26/03 para abrir conta no BRB

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DF Social GDF BRB
Foto/Imagem: Divulgação/Sedes

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 2.264 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para abrirem a conta no Banco de Brasília (BRB) e terem acesso ao auxílio mensal de R$ 150. Para garantir o recebimento do próximo pagamento, é necessário que o cidadão tenha a conta social (não se trata de uma conta bancária comum) aberta até as 18h do dia 26 deste mês.

Quem que não fizer o procedimento no prazo estabelecido terá que aguardar nova rodada de contemplação. ‌A abertura da conta social deve ser efetuada pelo aplicativo BRB Mobile.

“Para saber se foi contemplado, o cidadão deve fazer a consulta no site do programa e confirmar se está entre os beneficiários”, orienta a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

“Não é preciso se cadastrar ou solicitar inclusão no Cras [Centro de Referência de Assistência Social] para fazer parte do DF Social; é preciso ter o Cadastro Único”, prossegue a gestora. “Os contemplados são selecionados automaticamente por esses cadastros e de acordo com critérios do programa.”

No site GDF Social, o cidadão deve acessar o “Consulta DF Social”, informar CPF e data de nascimento do responsável familiar, conforme declarado no Cadastro Único. Após esse procedimento, aparece mensagem na tela informando se a pessoa se encontra ou não na lista de contemplados.

A concessão do benefício do DF Social ocorre mediante disponibilidade orçamentária.

As famílias que deixam de atender aos critérios saem da lista para dar lugar a novos contemplados. Mensalmente, 70 mil famílias em vulnerabilidade social no DF são beneficiadas pela iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF).

O DF Social é o programa de transferência de renda do GDF que concede o valor de R$ 150 mensais a famílias de baixa renda residentes no DF. Têm direito ao benefício os grupos com renda per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único.

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