Curta nossa página

Novacap faz reparos em vias de Vicente Pires depois da chuva do último sábado

Publicado

Foto/Imagem:


A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) manterá, durante a tarde desta segunda-feira (30), uma equipe em Vicente Pires, local com área pública mais afetada pelas fortes chuvas de sábado (28). Três vias passam por reparos emergenciais.

Na Rua 3, os funcionários retiram o material que desprendeu do asfalto e o levam para fechar crateras em outras duas vias — a 8 e a 10. Segundo o engenheiro civil da Novacap responsável pelo trabalhoas no local, Marcus Pires, as intervenções são paliativas, já que obras de drenagem estão em andamento na região administrativa devido à regularização da área. A Novacap separou para o trabalho de terraplanagem uma niveladora, uma pá mecânica e quatro caminhões.

Vistoria
Equipes da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, estiveram hoje de manhã nas três regiões mais prejudicadas pela chuva: Estrutural (na chácara Santa Luzia), Riacho Fundo I e Vicente Pires.

O objetivo da vistoria foi acompanhar a evolução dos casos registrados no sábado e checar o que ainda poderia ser resolvido pelo governo, a exemplo da atuação da Novacap em Vicente Pires. De acordo com o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel do Corpo de Bombeiros Sérgio José Bezerra, nas outras regiões os prejuízos ocorreram em edificações particulares.

Em relação a possíveis temporais nos próximos dias, a Defesa Civil, que fará monitoramento das áreas mais críticas, pede que os moradores prestem atenção à estrutura da casa. São necessários cuidados com raios, alagamentos e sinais que indiquem que a residência está perdendo a sustentação.

Outras áreas
Também foram identificados problemas em Sobradinho e no Recanto das Emas. Nesse domingo (29), a Defesa Civil interditou seis residências, e proprietários de outras 12 foram notificados. Tais locais agora serão acompanhados pela subsecretaria para garantir que as correções necessárias, apontadas pela equipe, sejam cumpridas. “A gente alerta o morador e, se houver risco iminente, desloca a família”, explica o coronel Bezerra.

O morador que perceber qualquer sinal preocupante na estrutura do imóvel pode procurar a Defesa Civil pelo telefone 3362-1934, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O atendimento também é feito pelo celular 9427-5076, em regime de plantão. Em casos de emergência, como alagamentos, o Corpo de Bombeiros deve ser contatado pelo 193.

Ações preventivas
Desde agosto, representantes de grande parte dos órgãos do governo reúnem-se para discutir medidas para a época de chuvas. De prevenção, foram desenvolvidas ações de limpeza e desentupimento de bocas de lobo, por exemplo. Já quanto à atuação, os integrantes do grupo informaram-se sobre as áreas de risco e discutiram ações possíveis. A ideia é diminuir ao máximo o tempo de resposta às ocorrências.

Em casos como o de sábado, a prevenção não é possível devido, principalmente, à falta de rede de drenagem. Em Vicente Pires, as obras estão em andamento no Trecho 1 (antiga Gleba 3), que compreende a área do Jóquei. As melhorias visam diminuir o impacto das chuvas e resolver o problema dos alagamentos no viaduto Israel Pinheiro, prejudicado durante o temporal de sábado.

Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense