Curta nossa página

Mapa do Caminho das Águas guiará planejamento hídrico para os próximos 4 anos

Publicado

Foto/Imagem:


Com a responsabilidade de evitar que a crise hídrica chegue ao Distrito Federal e de receber o evento internacional mais importante sobre a água — o Fórum Mundial da Água, em 2018—, o governo preparou um conjunto de ações para lidar com essa questão ambiental.

Iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente, com contribuições de setores do governo, o Mapa do Caminho das Águas traça o roteiro de aperfeiçoamento da gestão dos recursos hídricos para os próximos quatro anos.

“O mapa é um roteiro, uma forma de sistematizar as ações estratégicas e os projetos que vão favorecer a gestão da água para que tenhamos o recurso em quantidade e qualidade nos próximos anos”, explica o subsecretário de Água e Clima da pasta, Sérgio Ribeiro.

Na Estação Ecológica de Águas Emendadas, em Planaltina-DF, nasce a Bacia do Tocantins-Araguaia — que escoa no Oceano Atlântico pela Ilha de Marajó (PA) — e a Bacia Platina — que encontra o mesmo oceano pelo Rio da Plata. O fenômeno é raro, segundo o subsecretário: a mesma vereda (tipo de vegetação do Cerrado) de seis quilômetros, repleta de buritis, produz água para as duas bacias, banhando o DF e oito estados, além do Paraguai, da Argentina e do Uruguai.

Estratégia
Para gerenciar bem o potencial hídrico, as estratégicas delineadas no mapa contemplam, entre outras vertentes, a melhoria da qualidade da água, a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia nos recursos hídricos, o apoio à implementação dos planos das Bacia Hidrográficas do Paranoá, do Rio Preto (nasce na Lagoa Feia, em Formosa, Goiás) e do Rio Maranhão (banha o DF, Goiás e Tocantins); a proteção e a recuperação do meio ambiente em áreas de nascente; e as políticas de estímulo à economia de água pela população.

Classificado como prioridade pelo governador Rodrigo Rollemberg e pelo secretário do Meio Ambiente, André Lima, o zoneamento ecológico-econômico (ZEE) também está no roteiro. Primeiro do País a ter como ponto de partida o cuidado com os recursos hídricos, o ZEE analisa os riscos e os potenciais socioambientais de cada região do Distrito Federal para que a implantação de novos empreendimentos industriais, habitacionais ou agropecuários provoquem baixo impacto ambiental. “Precisamos refletir sobre o tipo de desenvolvimento que temos aqui, com especulação imobiliária e expansão desenfreada”, alerta Ribeiro.

Agenda
Além de racionalizar o uso da água no dia a dia, a população pode participar da agenda de debates sobre a questão hídrica. Até domingo (28), a Semana da Água oferece programação variada sobre o tema. Já em novembro, Brasília receberá o 21º Fórum Brasileiro de Recursos Hídricos.

Em 2016, durante a Conferência Distrital das Águas, a sociedade poderá expor pontos de vista, demandas e o que pensa das políticas públicas voltadas aos recursos hídricos.

Em 2017, será a vez do Encontro Nacional de Comitês de Bacia e, em 2018, o mais importante evento global sobre o tema: a 8ª edição do Fórum Mundial da Água.

“Consideramos a conferência distrital uma grande preparação para o Fórum Mundial da Água”, analisa Sérgio Ribeiro. “Queremos ouvir a população para chegar a 2018 com um discurso do conjunto da sociedade de Brasília e não somente do governo.”

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense