Curta nossa página

No vermelho

Inadimplência no DF cresce 4,69% em dezembro, aponta levantamento

Publicado

Foto/Imagem:


Um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontou que o índice de inadimplência na capital aumentou 4,69% em dezembro. Segundo a entidade, o número geralmente é menor durante o período por causa do décimo terceiro.

Segundo a entidade, o aumento se deve à situação econômica do país. Para o presidente da CDL-DF, Álvaro Silveira Júnior, os consumidores têm mais gastos no mês por conta das compras de Natal, mas conseguiam equacionar a relação custo x orçamento em anos anteriores.

“Em anos normais, víamos a inadimplência chegar a 1% ou 2% em dezembro. A entrada do décimo terceiro costuma ser um alívio para os consumidores que antigamente conseguiam quitar as dívidas para entrar o ano no azul. Agora, com a inflação e a perda de poder de compra da população, até mesmo a injeção do décimo terceiro não foi suficiente para frear as dívidas em atraso”, afirma Silveira Júnior.

Em julho, o índice de inadimplência no DF foi de 0,40%. A taxa cresceu nos meses seguintes, passando para 2,14%, em agosto; 4,25%, em setembro; 4,33%, em outubro; e 4,90%, em novembro.

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Consumidor do Brasil (SPC-Brasil) aponta que 54% dos lojistas temem que a crise se prolongue. O medo de não conseguir pagar as dívidas foi citado por 38% dos entrevistados, mesmo percentual dos que temem ser assaltados ou vítima de violência. Ser obrigado a fechar a empresa foi lembrado por 37%.

Atualizado em 15/01/2016 – 22:57.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana