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Seja um voluntário

Governo de Brasília cria o Portal do Voluntariado. Entenda como funciona

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Lançado nesta terça-feira (21), o Portal do Voluntariado permite que o cidadão se inscreva nas áreas de preferência (saúde, educação, trabalhos com dependentes químicos, entre outros) e escolha entre as datas disponíveis.

A ideia é que as instituições divulguem as próprias necessidades e a quantidade de vagas. O cidadão que pretende ajudar faz um cadastro com os interesses e a disponibilidade. O sistema combina as informações e indica os perfis parecidos.

Na página principal, estão as opções para cadastro, como voluntário ou como entidade, e os números de inscritos, de projetos possíveis, de vagas e de pessoas beneficiadas com os trabalhos.

Também há a descrição dos projetos, divididos em três abas: governo, entidades e parcerias. No fim, a página traz depoimentos de participantes. O objetivo é que o espaço seja uma rede de troca de experiências entre os voluntários.

“Em um primeiro momento, o Portal do Voluntariado é um lugar de encontro dessa intenção, mas a aposta é que gradativamente ele seja um portal de comunicação, de relação, de integração, de fortalecimento dessas redes”, afirma a colaboradora do governo e idealizadora do projeto, Márcia Rollemberg, esposa do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Como se inscrever no Portal do Voluntariado
É preciso clicar nos ícones “Seja um Voluntário (a)” ou “Cadastre-se”, que aparecem no início da página. Com isso, o internauta é redirecionado para um cadastro, que deve ser preenchido com informações pessoais, como nome completo, endereço, e-mail, telefone para contato, CPF e nível de escolaridade.

Há o campo, não obrigatório, para o candidato indicar os idiomas que domina. Ele deverá informar ainda a disponibilidade de dias da semana e turnos (manhã, das 6 horas às 12 horas; tarde, das 12 horas às 18 horas; e noite, das 18 à meia-noite) para realizar os trabalhos.

Em seguida aparecem os eixos de atuação — as áreas em que o profissional deseja trabalhar: acessibilidade; agricultura; assistência social; ciência e tecnologia; comunicação social; cultura; defesa social e jurídica; desenvolvimento social; desenvolvimento sustentável; direitos humanos; economia solidária; educação; empreendedorismo; esporte; igualdade racial; justiça e cidadania; meio ambiente; mobilidade; planejamento e gestão; recreação e lazer; saúde; segurança alimentar e nutricional; e urbanismo e arquitetura.

Por fim, o interessado precisa selecionar o público a quem prefere dar assistência: adultos; comunidade; criança e adolescente; dependentes químicos; idosos; juventude; mulheres; pessoas com câncer; pessoas com deficiência; e pessoas com doenças raras. O interessado poderá marcar quantas opções desejar.

É importante estar ciente de regulamentações que determinam os direitos e os deveres do serviço voluntariado, como a Lei Federal nº 9.608, de fevereiro de 1998 (determina, entre outras questões, que o trabalho não seja remunerado e que não haja vínculo empregatício de nenhuma das partes) e o Decreto Distrital nº 37.010, de dezembro de 2015 (que divide o serviço voluntário em social e profissional, a depender da especialização do interessado).

Cadastro de entidades
Caso queira cadastrar um órgão, da sociedade civil ou do governo, o interessado deverá primeiro preencher os espaços com razão social, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço, telefone, e-mail e site da entidade.

A atividade de voluntário pode ser cancelada por qualquer uma das partes. O serviço tem prazo de um ano, podendo ser renovado por mais períodos.

Projetos do governo inscritos no Portal do Voluntariado
Até o lançamento, mais de dez projetos do governo estavam inscritos no Portal do Voluntariado, como Voluntários Olimpíadas Rio 2016 e Embaixadores do Turismo, da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer; Campanhas Educativas de Trânsito, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal; Enem Solidário, da Secretaria de Educação; e Assistência Técnica e as Ações Urbanas Comunitárias, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).

Mais informações sobre o Portal do Voluntariado
Pelo telefone (61) 3312-9943 (atendimento das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira) ou pelo e-mail portaldovoluntariado@df.gov.br.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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