Curta nossa página

Exposição revela a contribuição do negro na construção de Brasília

Publicado

Foto/Imagem:


Parte da história de Brasília chega ao Salão Branco do Palácio do Buriti, nesta sexta-feira (20). Às 16 horas, será aberta a exposição Trabalho e presença negra na construção de Brasília (1956-1960). A mostra comemora os 30 anos do Arquivo Público do Distrito Federal por meio de 20 painéis que valorizam a participação do negro no surgimento da cidade. A composição visual, feita pelo artista brasiliense Paulo Athaíde Cavalcante, foi criada com base em pesquisas de documentos históricos e registros orais de pioneiros.

Durante o vernissage de abertura da exposição, será exibido um curta de 13 minutos sobre a pesquisa para o projeto — fruto de parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

História
Ao passear pela exposição, o visitante irá descobrir detalhes relevantes da construção de Brasília, como a participação dos quilombolas (descendentes de escravos) nas obras de construção das primeiras cantinas, hospedagens, refeitórios e escritórios da Cidade Livre – atual Núcleo Bandeirante. Carteiras de trabalho revelam as ocupações destes trabalhadores, com documentos, inclusive, de menores de idade, filhos desses operários.

Os homens também aparecem em momentos de descontração nos acampamentos e em cenas cotidianas, como à espera de um ônibus na parada. Já as mulheres negras trabalhavam em funções como copeira, escriturária e lavadeira. O sentimento de pertencimento ao novo lugar por esses trabalhadores também é manifestado em relatos orais que fazem parte do programa de História Oral do Arquivo Público.

Itinerante, a mostra segue para o Museu Histórico de Brasília, na Praça dos Três Poderes, em 10 de abril.

Trabalho e presença negra na construção de Brasília (1956-1960)
De 20 de março a 9 de abril de 2015
Salão Branco do Palácio do Buriti
Visitação: de segunda à sexta-feira (exceto dia 25), das 10 às 16 horas
Mais informações: 3361-7739

Atualizado em 20/03/2015 – 11:51.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana