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A partir de 3 de outubro

Emissão de passaportes no DF será concentrada no Na Hora do Riacho Fundo I

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A emissão de passaportes no Distrito Federal será centralizada no Na Hora do Riacho Fundo I a partir de 3 de outubro. Do início de janeiro até essa quarta-feira (10), foram registrados 55.860 atendimentos do tipo — 36% do atendimento total dos 13 órgãos que estão naquela unidade. Com a concentração, não será mais possível solicitar o serviço no Na Hora da Rodoviária do Plano.

Dos mais de 300 mil atendimentos nos 17 órgãos que atendem no Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto, apenas 11% (34.843) são referentes à emissão de passaporte. “A Polícia Federal tem o melhor atendimento do Brasil no Riacho Fundo I”, destaca o subsecretário de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão (Na Hora), da Secretaria de Justiça e Cidadania, Aluizio Stremel.

Emissao_de_passaportes_no_na_hora_AgenciaBrasilia

A decisão pela mudança foi da Polícia Federal, órgão responsável por emitir o documento. Os nove funcionários que atendem na rodoviária estão sendo transferidos gradativamente para o Riacho Fundo I, que, em outubro, terá 18 guichês para o serviço. “No Riacho Fundo I, temos a opção de expandir o atendimento, o que não é possível na Rodoviária do Plano Piloto”, explica Stremel.

Para o subsecretário, entre os benefícios da mudança está a comodidade. “Na unidade do Riacho Fundo I, existem várias opções de estacionamento, e já constatamos que o público que procura esse atendimento utiliza carro”, disse, ao explicar que a ideia é criar condições mais favoráveis para o acesso ao serviço.

O serviço de emissão de passaportes no Na Hora do Riacho Fundo I, no Shopping Riacho Mall, está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. O local fica próximo a paradas de ônibus na Estrada Parque Núcleo Bandeirante.

Emissões de passaportes na Rodoviária do Plano Piloto
De segunda (15) a sexta-feira (19), ainda poderão comparecer ao Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto pessoas que já tinham agendado o atendimento. De 22 de agosto a 30 de setembro, haverá somente entrega do documento. Depois disso, todas as demandas, mesmo pendentes, ficarão concentradas no Riacho Fundo I.

Para solicitar um passaporte, é necessário preencher o formulário no site do Departamento de Polícia Federal e emitir a Guia de Recolhimento da União, com taxa no valor de R$ 257,25. O interessado deve comparecer ao posto do Na Horacom a documentação, a guia paga e o protocolo do pedido. Não há agendamento, e a fotografia é feita na hora.

No posto da Polícia Federal do Aeroporto de Brasília, permanece o serviço de emissão do passaporte de emergência, concedido em hipóteses como catástrofes naturais, conflitos armados ou necessidade de viagem imediata por motivo de saúde. A emergência, no entanto, precisa ser comprovada, e esse tipo de passaporte não serve para fins de turismo.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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