Curta nossa página

"Precisamos de pelo menos 30%"

Em dia de homenagem, garis cobram reajuste salarial e melhores condições de trabalho

Publicado

Foto/Imagem:


A garantia de reajuste salarial nos próximos meses foi uma das principais reivindicações apresentadas pelos garis que participaram da sessão solene da Câmara Legislativa, nesta quarta-feira (16), para comemorar o dia nacional da categoria. A iniciativa da homenagem foi do deputado Lira (PHS), que também presidiu o evento. Dezenas de garis lotaram o plenário e defenderam a necessidade de recomposição salarial e melhores condições de trabalho.



O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza do Distrito Federal (Sindlurb), José Cláudio de Oliveira, agradeceu em nome da categoria a homenagem do Legislativo. Mas enfatizou que eles estão a 19 dias da data-base e que, na próxima quarta-feira (18), sentarão em uma mesa de negociação com representantes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e das empresas terceirizadas para tratar do reajuste salarial dos garis. A reunião está marcada para ter início às 11h. Na plateia, um dos garis gritou: “Precisamos de pelo menos 30%”.

“Os garis são guerreiros. Trabalhamos de sol a sol ou debaixo de chuva para garantir o nosso tr abalho. Inclusive hoje no dia da categoria os colegas que estão participando desta sessão solene já realizaram suas tarefas normalmente, sem poder usufruir de um descanso nesta data comemorativa”, afirmou líder sindical.

Lira manifestou seu “profundo respeito” aos garis, destacando o trabalho digno e essencial para a sociedade. “Mesmo antes de me tornar deputado eu sempre parei o meu carro para cumprimentar os garis, quando os encontro na rua, trabalhando”, ressaltou o distrital. Aproveitou para fazer um apelo aos estudantes que acompanhavam aquela sessão nas galerias, exortando a eles sobre a necessidade de todos contribuírem com a limpeza pública – e com o trabalho dos garis – despejando nas lixeiras os objetos que muitas vezes são atirados nas ruas.

Alfabetização – A diretora-presidente do SLU, Eliana Campos, destacou que trabalho dos garis “é muito duro, nas 24 horas do dia”. Ela parabenizou a categoria e comentou o sucesso da corrida dos garis, que vem acontecendo a cada ano, no Eixão, como evento comemorativo do dia da categoria. “Os garis estão demonstrando que são feras”, elogiou. Ela enfatizou que a empresa tem colaborado com o programa de alfabetização dos garis, com aulas dentro da jornada de trabalho.

A representante da empresa Sustentare, Williani Carvalho, lembrou que os garis do DF exercem um trabalho de limpeza e conservação “de muita qualidade”. Disse que a sua empresa também participa do projeto de “alfabetização cidadã”, comentando que até pouco tempo 40% dos nossos garis não sabiam ler, nem escrever.

Também o gerente administrativo da empresa Valor Ambiental, Sydney Soares, homenageou os garis. “Eles são colaboradores que atuam em favor da saúde da população e acabam colocando a própria saúde em risco pois têm que estar em contato com objetos e resíduos cortantes que as pessoas jogam nos sacos junto com os alimentos”, advertiu, pedindo mais colaboração dos moradores com o descarte dos resíduos.

Atualizado em 16/05/2016 – 18:53.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana