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Vistoria, etc

Detran-DF retoma atendimento ao público no dia 1º de junho

Redação

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Foto/Imagem: Tony Winston/Agência Brasília


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A partir do dia 1º de junho, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciará o atendimento ao cidadão com horário marcado. A medida visa possibilitar à população a realização de serviços indispensáveis e que não são oferecidos pela internet, mas sem comprometer as medidas de segurança definidas pela Secretaria de Saúde em razão da pandemia de Covid-19.

Os serviços de biometria e de vistoria veicular continuarão sendo agendados pelo site, como já acontecia antes. Para os demais serviços que exigem o comparecimento a um posto de atendimento, o cidadão precisa marcar horário pelo telefone 154. A ligação é gratuita. O agendamento já estará disponível a partir de quarta-feira (27). Os horários disponíveis para atendimento nas unidades serão das 8h às 18h.

O diretor-geral do Detran, Zélio Maia, recomenda aos usuários que observem com atenção o dia e o horário marcados a fim de evitar o não comparecimento ou a aglomeração de pessoas. A quantidade de atendimentos agendados por turno será limitada, não sendo permitido entrar com acompanhantes, salvo em casos excepcionais, nem fora do horário marcado.

“Vamos fazer uma abertura gradual, com cautela e muita responsabilidade, tomando todas as medidas preventivas necessárias para que a população seja atendida com segurança, sem colocar em risco a saúde dos servidores e dos usuários”, explica Zélio.

Emissão de documentos

Nos postos de atendimento, não haverá emissão de documentos, como os certificados de Registro de Veículo (CRV) e Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que serão encaminhados à residência do proprietário pelos Correios. Há também a opção de emitir o CRLV-e pelo aplicativo Carteira Digital ou impresso pelos portais de serviços do Detran/DF e do Departamento Nacional de Trânsito.

Protocolo

A partir do dia 1º de junho, o protocolo do Detran implantará o modelo drive-thru de atendimento, na Sede e na unidade do Setor de Cargas e Transportes (antiga Vadel). O serviço de protocolo por e-mail, que já está em funcionamento desde o dia 13 de maio, também continuará sendo prestado à população, mediante envio de requerimento específico, devidamente assinado e digitalizado, juntamente com toda a documentação exigida para o e-mail nudoc@detran.df.gov.br. Os formulários estão disponíveis na internet e podem ser acessados aqui.

Outra opção é enviar a solicitação pelos Correios para o endereço: SAM Lote A Bloco B – Edifício Sede do Detran/DF – CEP 70.620-000.

Vale destacar que somente a documentação física, que não pode ser digitalizada, será recebida pelo atendimento drive-thru.

Registro de veículos

No caso de serviços de veículos que não dependam de vistoria ou que esta já tenha sido realizada, basta agendar o atendimento pelo telefone 154.

Na necessidade de vistoria, esta deverá ser agendada pelo site do Detran. Ao agendar, o cidadão já imprime o boleto das taxas, a capa de cadastro e o slip da vistoria. Após a vistoria, o cidadão deverá entregar o processo com toda a documentação necessária em espaço sinalizado no local da vistoria, para posterior finalização do serviço e envio da documentação à residência do proprietário. O atendente faz a conferência da documentação e devolve ao cidadão o comprovante de entrega assinado e carimbado.

Se houver alguma pendência ou geração de taxa, o proprietário será comunicado pelo e-mail funcional da unidade. Se for necessário atendimento presencial, o proprietário será orientado a agendar pelo 154.

Vale destacar que as vistorias vencidas a partir de 18 de março, quando o atendimento presencial no Detran/DF foi suspenso, continuam válidas até 30 de junho de 2020. Aquelas que estavam agendadas e não aconteceram devido à suspensão do atendimento poderão ser reagendadas sem pagamento de taxa e terão prioridade no atendimento em relação aos novos agendamentos.

Além disso, não haverá cobrança de multa pela não transferência do veículo no prazo de 30 dias, desde que completados durante o período em que os serviços de atendimento estiveram suspensos. O atendimento de vistoria nas dependências do Detran ocorrerá nas unidades do Gama, Sobradinho, Taguatinga, Paranoá e Setor de Cargas.

Prazos suspensos

Os prazos para defesa de autuação, identificação de condutor infrator, recurso de multa, defesa processual, recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação ficam suspensos no período de 18 de março até 30 de junho de 2020. Também serão considerados suspensos os prazos deste período para fins de cobrança de multas pela não transferência de propriedade em 30 dias (artigo 233 do CTB) e para aceitação da Carteira Nacional de Habilitação vencida, aplicável também à Permissão para Dirigir.

O prazo para que o processo de habilitação do candidato permaneça ativo neste órgão de trânsito fica ampliado para 18 (dezoito) meses, inclusive para os processos administrativos em trâmite.

Realizados em 2019

Banco de Brasília vai prorrogar vigência de concursos por um ano

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Foto/Imagem: Quinho/AVB

O Banco de Brasília (BRB) prorrogará, pelo período de 12 meses, o prazo de validade dos seus três concursos públicos realizados no ano passado.

A decisão está prevista nos editais (CP 29, CP30 e CP 31) e será publicada no Diário Oficial do DF (DODF) na próxima semana.

Com a prorrogação, as validades dos concursos passam a ser de 23.11.2021, para os cargos de escriturário; 30.11.2021, para os cargos de Analista de Tecnologia da Informação, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico do Trabalho; e 21.12.2021 para o cargo de Advogado.

Neste ano, o Banco já chamou duas turmas de concursados aprovados – a primeira tomou posse dia 27.04, e a segunda, em 15.06. Já foram convocados, no total, 70 escriturários, 8 advogados, 21 analistas de TI e 1 engenheiro do trabalho.

Por conta da pandemia da Covid-19, todos os novos empregados convocados participaram de processo de onboarding digital, e já estão em plena atividade em suas funções.

“A decisão pela prorrogação da vigência dos concursos mostra o cuidado do Banco com as pessoas, um dos pilares da nossa gestão, e é coerente com nosso plano estratégico de expansão”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

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De segunda a sexta

Cidadão ganha novo canal (chat) de comunicação com a Terracap

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Foto/Imagem: Borowskki/AVB

O brasiliense tem agora novo canal de comunicação com a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), o chat online. Pela ferramenta, o cliente poderá ser atendido de forma ágil e simples, acessando o portal da empresa. A solução é implementada em tempos de pandemia, permitindo que haja acesso à Agência de forma remota, uma vez que o atendimento presencial está suspenso. O atendimento pelo chat será realizado todos os dias úteis, das 7h às 19h.

De acordo com a chefe da Divisão de Atendimento ao Cliente da Terracap, Maria do Amparo Vilela, a nova ferramenta tem como como objetivo trazer mais agilidade nas respostas da Terracap junto ao cliente. “Além disso, é a forma que a Terracap encontrou para criar proximidade maior com o cidadão, para que todos sejam atendidos e que ninguém fique prejudicado nesse período de distanciamento social”, reforçou.

A nova ferramenta pode ser acessada pelo usuário por meio da opção Atendimento ao Público – Chat Online, disponível no canto inferior esquerdo do site da Agência. Em uma nova aba aberta pelo navegador, o cliente é redirecionado para outra tela, onde precisa se identificar, colocando e-mail e nome para seguir com o atendimento.

Caso haja alta demanda em determinado momento, o usuário será direcionado para uma fila. Neste caso, saberá quantas pessoas estão na fila e o tempo aproximado para ser atendido.

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Decreto 40.939

GDF anuncia reabertura de bares e escolas a partir de 15 de julho

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Foto/Imagem: Arquivo/AVB

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou nesta quinta-feira (2) cronograma de nova flexibilização das medidas de distanciamento em relação à pandemia do novo coronavírus com a autorização de funcionamento de diversos tipos de comércio e volta às aulas. As medidas foram oficializadas pelo Decreto 40.939.

Pelo cronograma, na próxima terça-feira (7), voltam a funcionar salões de beleza, barbearias, centros estéticos e academias. No dia 15 de julho, poderão abrir bares e restaurantes. O DF já havia liberado diversos tipos de comércio, como lojas de móveis, por exemplo.

Nesses estabelecimentos, não haverá mudança nos horários, como em várias outras cidades do país. Apenas os bares e restaurantes não poderão ter música ao vivo, bem como a realização de eventos.

Obrigações

Foram elencadas obrigações de saúde como garantia do distanciamento entre os clientes de pelo menos dois metros, utilização de equipamentos de proteção individual, revezamento de trabalhadores, proibir nas equipes pessoas do grupo de risco, disponibilizar álcool em gel 70%, higienização dos estabelecimentos e banheiros, uso de máscaras de proteção facial e aferição da temperatura de trabalhadores e clientes.

O decreto também instituiu a volta das aulas presenciais. No dia 27 de julho, entram no cronograma de reabertura as escolas, universidades e faculdades da rede privada.

Em 3 de agosto, ficam autorizadas as instituições de ensino da rede pública. Para estas, haverá um retorno gradativo, começando com as do ensino médio e indo para as séries inferiores, até chegar ao infantil. As creches são proibidas de abrir por determinação judicial.

O GDF anunciou, ainda, que distribuirá máscaras e garrafas de água aos alunos. Além disso, fará a testagem dos trabalhadores da educação.

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