116 multas por dia

Cresce mais de 80% as infrações por equipamento irregular, diz Detran

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Um levantamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), mostra que, de janeiro a outubro de 2017, foram registradas 35.303 infrações por equipamento irregular, isso representada uma média de 116 multas por dia. O dado é 81,9% maior que o do mesmo período do ano passado, quando 19.405 condutores foram autuados por estarem com o veículo sem equipamento obrigatório ou com dispositivo em desacordo com a legislação.

As infrações estão relacionadas, por exemplo, a problemas com o sistema de iluminação, limpador de para-brisa, buzina, chave de roda, pneu reserva, espelho retrovisor, triângulo ou macaco. A principal irregularidade verificada nos veículos abordados se refere a defeitos no sistema de iluminação do veículo, de janeiro a outubro deste ano, foram registradas 26.666 infrações desse tipo.

Período de chuvas

O Detran tem promovido ações educativas e campanhas na mídia para chamar atenção sobre os cuidados ao dirigir na chuva. É importante que o condutor observe as condições do veículo, realizando a revisão dos pneus, freios, limpadores de para-brisas e faróis.

O diretor do Detran, Silvain Fonseca, alerta para os cuidados nessa época. “É importante que o condutor verifique a parte elétrica do veículo, pois os fusíveis e lâmpadas queimam com mais facilidade quando são molhados”, destaca Fonseca. Além dos riscos de acidentes, dirigir veículo com dispositivo irregular é infração de natureza grave e a penalidade é multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

Compartilhar