Curta nossa página

Cerca de 900 objetos foram encontrados em 2015 no metrô

Publicado

Foto/Imagem:


Documentos, roupas, bolsas e até dentaduras e artigos de sex shop são alguns dos objetos que podem ser encontrados no Posto Central de Objetos Achados e Perdidos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). O local, que conta com depósito de cerca de 50 m², fica na Estação Galeria e funciona desde 1998. O índice de devoluções é de aproximadamente 70%.

De acordo com o responsável pelo posto, o supervisor setorial Joaquim Tito de Souza Filho, em 2014, mais de 3 mil itens passaram pelo espaço, que recebe de relógio, chave e aparelho celular até carrinho de bebê, capacete para moto e serra elétrica. Só em 2015, foram catalogados cerca de 900 artigos.

O supervisor explica que, nas estações terminais — Central, Samambaia e Ceilândia —, os materiais são encontrados, em grande parte, nos trens: “Às vezes, a pessoa dorme. Acorda assustada porque tem de descer. Aí esquece o objeto lá”. Souza Filho alerta o usuário a ter mais cuidado com os pertences: “A maioria dos objetos perdidos é por falta de atenção”.

Em geral, quem mais os encontra são os trabalhadores que fazem a limpeza das estações e dos trens. Neste período chuvoso, guarda-chuvas estão no local à espera dos donos.

Orientações
Ao achar um objeto, o passageiro deve entregá-lo a um servidor do Metrô-DF, que preencherá um formulário com os dados e as descrições do material — local, data e quem o recebeu — e o encaminhará, via malote, à Estação 112 Sul, na qual os funcionários do Posto buscam os pertences esquecidos.

Quem suspeita que perdeu algo em alguma estação específica pode procurar qualquer funcionário da Companhia no local para obter informações. Caso o material ainda esteja lá, a retirada pode ser feita. Após esse período, a recomendação é procurar o atendimento na Estação Galeria.

Para ter o objeto de volta, o supervisor ressalta a importância de fornecer o máximo de informações e características do objeto, como cor, tamanho e local da perda. A entrega é registrada no formulário que acompanha o bem e assinada pelo usuário e pelo funcionário.

Quando chegam ao Posto, onde trabalham três pessoas, os artigos são catalogados e organizados em prateleiras e armários. Se houver alguma forma de contato telefônico com o dono do material, isso será feito.

O prazo de validade do armazenamento é de 180 dias. Depois, os itens em boas condições são doados para entidades conveniadas com o governo do Distrito Federal. O restante é descartado. Documentos relacionados ao transporte público, como cartões de acesso aos veículos, são encaminhados aos órgãos expedidores.

Posto Central de Objetos Achados e Perdidos
De segunda a sexta-feira
Das 7 h às 19 h
Estação Galeria do Metrô-DF
Mais informações: (61) 3353-7337

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense