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Solidariedade

Ceasa-DF recebe primeira parte das doações de alimentos da Corrida de Reis

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A primeira parte dos alimentos arrecadados para a 47ª Corrida de Reis foi entregue ao Banco de Alimentos das Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa-DF) na tarde desta quinta-feira (16), em solenidade no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

As doações continuam até amanhã (17), das 10 às 20 horas, mesmo período em que os 16 mil inscritos na competição devem comparecer ao Centro de Convenções, com um documento de identificação, para recolher o kit com camiseta, número e chip — que deverá ser fixado no cadarço do tênis do pé esquerdo, na posição vertical.

Levar alimentos — pelo menos 1 quilo não perecível por pessoa — não é obrigatório, mas uma recomendação da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, por se tratar de uma corrida com inscrição gratuita. O evento será no sábado (18), a partir das 19 horas, e terá percursos de 6 e 10 quilômetros.

“A corrida já sai campeã por isso. Os alimentos vão para entidades que trabalham com crianças e idosos, o que mostra a cultura de doação da cidade”, falou a colaboradora do governo Márcia Rollemberg. Como madrinha do Banco de Alimentos da Ceasa, ela participou da entrega e recebeu diretamente da secretária do Esporte, Leila Barros, o kit para a prova de 6 quilômetros, na qual competirá. Até esta tarde, foram doadas 9 toneladas de mantimentos, de acordo com a Ceasa-DF.

Em 2016, a corrida teve 8 mil inscritos, metade da edição de 2017. Para a secretária Leila, a razão é um reforço no patrocínio para o evento. “A gente tem que ressaltar a força da parceria que desenvolvemos nesses últimos anos. É a prova de que o governo está, aos poucos, ganhando a confiança do setor privado.”

Premiações da Corrida de Reis

No percurso de 10 quilômetros, R$ 25 mil serão distribuídos entre as primeiras colocações de masculino e feminino — R$ 3 mil para os primeiros lugares, R$ 2 mil para os segundos, R$ 1 mil para os terceiros e R$ 500 para os quartos e quintos classificados. Além disso, o artista Ralfe Braga ofereceu duas pinturas para os primeiros colocados de cada categoria.

As pessoas com deficiência serão divididas entre cadeirantes e andantes (outras deficiências). Os valores das premiações são iguais. O primeiro colocado de cada corrida recebe R$ 1 mil, o segundo leva R$ 500 e o terceiro embolsa R$ 300.

Retirada de kits da 47ª Corrida de Reis e entrega de doações

Até 17 de fevereiro (sexta-feira), das 10 às 20 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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