Dia D

Campanha de vacinação antirrábica na área rural ocorrerá neste sábado (2)

Reprodução/Google
Cibele Moreira

Depois da vacinação antirrábica de cães e gatos na área urbana, em 25 de novembro, a área rural receberá o Dia D da campanha neste sábado (2). A imunização estará disponível gratuitamente em 124 postos no Distrito Federal, das 9 às 17 horas.

Os locais foram distribuídos em 19 regiões administrativas para melhor atender a população. Veja a lista atualizada dos postos de vacinação.

A meta é imunizar 30 mil animais neste fim de semana. Aqueles que estiverem na primeira dose precisam receber uma outra de reforço após 30 dias.

Devido à aglomeração de bichos nos postos nesse dia — o que pode causar brigas e acidentes —, a Secretaria de Saúde orienta os adultos a não entregarem para crianças a responsabilidade da condução de raças de grande porte.

No caso de cachorros, recomenda-se levá-los presos a uma coleira e guia. Se forem agressivos, têm de estar com focinheira ou mordaça. Já os gatos, de preferência, devem ser colocados em uma caixa de transporte ou um saco de linhagem ou estopa.

Transmissão da raiva para o ser humano

A raiva é causada pelo lyssavírus e ataca o sistema nervoso dos mamíferos — primeiramente, o sistema nervoso periférico e, na fase mais grave da doença, o central.

A transmissão se dá por meio da saliva e de secreções do animal infectado, principalmente por arranhadura ou mordedura.

Para quem foi mordido, a orientação é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra, procurar o centro de saúde mais próximo e comunicar a situação por meio do Disque Saúde (160).

O animal com suspeita de raiva deverá ficar em observação por dez dias, em local seguro, com água e comida.

Em seres humanos, o tempo entre a infecção e o aparecimento da doença varia de 7 a 10 dias. Alguns dos sintomas são convulsão, febre baixa, perda de função muscular, excitabilidade, agitação e ansiedade.

Compartilhar