Curta nossa página

Direitos humanos

Câmara Legislativa do DF se ilumina de lilás pelo fim da violência contra a mulher

Publicado

Agosto Lilás CLDF
Foto/Imagem: Renan Lisboa/CLDF
Agência CLDF

Quem passar pelo prédio da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), no Eixo Monumental, a partir desta terça-feira (8), irá reparar uma nova iluminação na fachada, na cor lilás. As luzes fazem alusão à campanha do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e foram acesas em solenidade no final desta tarde, com a presença de distritais; da vice-governadora do DF, Celina Leão, e da secretária da Mulher, Giselle Ferreira.



Para o presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), o combate à violência contra as mulheres é uma das principais bandeiras da CLDF. “Todos os parlamentares defendem projetos e ações para acabar com esse tipo de violência em nossa capital”, aponta. O distrital é autor da Lei nº 7.277/2023, que estabelece a criação de uma campanha de divulgação do link Maria da Penha On-line.

Na solenidade de inauguração da iluminação da fachada, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, defendeu “unir forças” contra todos os tipos de violências contra as mulheres. Por sua vez, a deputada Paula Belmonte (Cidadania) afirmou que “todos os parlamentares, homens e mulheres, de diferentes espectros políticos, estão unidos em prol da defesa das nossas mulheres”.

“O Agosto Lilás nasceu com o objetivo de alertar a população para a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, tentando levar informação e conscientizar a população para o fim da violência contra a mulher”, explica a deputada Jaqueline Silva (MDB), autora da lei que institui a campanha no DF (Lei nº 7.328/2023).

Lembrando os 17 anos da Lei Maria da Penha, a procuradora especial da Mulher da CLDF, deputada Doutora Jane (MDB), destacou “o papel fundamental da norma na conscientização da sociedade sobre a gravidade da violência contra as mulheres, na proteção das vítimas e no enfrentamento desse problema social”.

Todas as quatro deputadas distritais – Dayse Amarilio (PSB), Doutora Jane, Jaqueline Silva e Paula Belmonte – estiveram presentes no momento do acendimento das luzes. Também participaram os deputados Wellington Luiz, Ricardo Vale (PT), Pastor Daniel de Castro (PP), João Cardoso (Avante), Iolando (MDB) e Chico Vigilante (PT).

Atualizado em 08/08/2023 – 21:44.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana