Curta nossa página

CAF ouve secretário de Habitação sobre políticas de regularização

Publicado

Foto/Imagem:


A Comissão de Assuntos Fundiários ouviu, na manhã desta terça-feira (28), o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, sobre o planejamento da pasta para a regularização de terras na gestão do governador Rodrigo Rollemberg. Acompanhado de técnicos da secretaria, Thiago expôs os principais entraves para a regularização fundiária e apontou caminhos que o governo deverá seguir.

“O DF vem passando por um crescimento demográfico acelerado, mais que o dobro da média nacional. Nesse cenário, o Estado vem andando a reboque desse crescimento, tentando colher o leite derramado, que são as invasões e a grilagem de terras”, explicou. Segundo o secretário, os problemas são tão graves que há até mesmo equipamentos públicos em áreas irregulares. “Para se ter uma ideia, até mesmo um equipamento do porte do Estádio Nacional não está totalmente regularizado. Enfrentamos vários problemas de conflitos de titularidade de terrenos com a União e a Terracap. O que falta é uma macropolítica urbana e estamos trabalhando para elaborá-la”, garantiu.

A presidente da comissão, Telma Rufino, elogiou o trabalho da secretaria montada pelo governo Rollemberg e se disse confiante nos rumos que serão tomados pela nova gestão. “Posso garantir que sempre sou bem recebida na secretaria e os técnicos estão sempre prestando contas sobre os projetos em andamento”, disse.

O deputado Lira (PHS) criticou a falta de uma política de habitação eficiente e lamentou a inércia dos governos anteriores. “Como líder comunitário, lutei muito para a implantação de dois bairros em São Sebastião que haviam sido criados por lei. Andei por vários órgãos públicos e só vi morosidade. Infelizmente isso levou à situação emergencial que vive hoje aquela cidade”, afirmou.

Lira também citou outros exemplos de abandono do poder público: “A vila da Granja do Torto existe há 57 anos e até hoje não foi regularizada. Enquanto isso, os grileiros continuam a vender terras públicas para famílias humildes, que muitas vezes vendem geladeiras, fogões e carros velhos para investir num lote, acreditando que vão finalmente conquistar sua casa própria”.

Lentidão
Vários líderes comunitários também participaram da reunião e reclamaram da lentidão nos processos de regularização e das constantes autuações realizadas pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis). É o que relatou Flávio Oliveira, presidente da Associação Comercial do Jardim Botânico. “O mesmo governo que não cumpre a obrigação de regularizar as terras persegue aqueles comerciantes e moradores que não tem alternativa. Só queremos trabalhar”, desabafou.

Ao fim da reunião, o secretário expôs as diretrizes do governo para a área. “O governador determinou que a secretaria concentre as políticas de habitação para as famílias com faixa de renda de até R$ 1.600,00 e é isso que estamos fazendo. Vamos entregar já no próximo mês mil casas no Parque do Riacho, dentro do programa Morar Bem. Em relação à grilagem, a ordem é combatê-la também com ações de publicidade e transparência”, explicou Thiago.

Segundo Telma Rufino, outras reuniões serão realizadas entre a comissão e a secretaria para acompanhamento dos trabalhos.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense