Artigo Celina Leão – Brasília, uma síntese do Brasil em 55 anos

Brasília completa mais um aniversário e sou arrebatada por lembranças doces de uma infância feliz. Recordo dos anos de minha juventude repleta de desafios e, principalmente, sinto aquela emoção de quem foi testemunha das transformações de uma cidade admirada pelo mundo.
Tenho por esta cidade maravilhosa e seu povo um carinho especial. E não poderia ser diferente: Brasília, com seus 55 anos, acolhe nossos amores, sonhos, amigos e esperanças. Cada um de nós tem uma perspectiva única desta cidade vibrante que nos enche de orgulho.
Para mim, Brasília é sinônimo de família e aconchego. Mas também de muitas lutas que abriram caminhos para que, hoje, eu pudesse ter o privilégio de presidir a Câmara Legislativa do Distrito Federal, uma honra pela qual respondo com muito trabalho e dedicação.
Acima de tudo, compartilho com os migrantes que construíram esta cidade o sentimento de que Brasília tem um pouquinho de cada lugar do Brasil. É um mosaico de sotaques, tradições, comidas, festas típicas, folclores e paixões: a síntese viva de uma Nação.
Também é motivo de grande orgulho saber que Brasília é o melhor lugar do país para se viver, de acordo com o ranking global de Qualidade de Vida 2015. A capital ocupa a 107ª posição da pesquisa que lista 230 cidades do mundo, classificadas em comparação a Nova York.
Como presidente da Câmara Legislativa – em uma legislatura das mais ativas – quero reforçar o compromisso de democratizar o acesso a esta singular qualidade de vida que Brasília oferece, até o momento, a uma parcela privilegiada de sua população.
A CLDF e o Governo do Distrito Federal devem voltar seu olhar para os moradores das cidades satélites e do Entorno, gente trabalhadora e honesta que vê em Brasília uma chance preciosa de ascensão social. A nossa qualidade de vida deve ser um bem disponível a todos.
Na verdade, este compromisso em ampliar o acesso a tudo que temos de melhor é reflexo da própria natureza de Brasília que, historicamente, sempre acolheu bem brasileiros e estrangeiros oriundos de os lugares que aqui chegam para construir ou reconstruir suas vidas.
Com sua arquitetura inigualável, e seu céu poético e acolhedor, Brasília é uma terra de portas abertas para todos que buscam esperança. É preciso, agora, cuidar muito bem do nosso lar internacional, que tem a atenção dos olhos de todo o mundo.
As milhares de árvores aqui plantadas são um atestado do amor que os brasilienses têm pela natureza que os cerca. É preciso cuidar bem de nossas notáveis áreas verdes, que nos permitem respirar melhor, e dos nossos recursos vitais, como a água. E cabe a nós conscientizar as futuras gerações para que elas mantenham esse cuidado.
Em Brasília, o futuro já chegou: vamos cuidar dele!

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal