Curta nossa página

Arquivo Público termina mudança para a nova sede após 5 meses

Publicado

Foto/Imagem:


Servidores do Arquivo Público do Distrito Federal terminaram nesta quarta-feira (25), a mudança do acervo da antiga sede, localizada na área da Novacap, para a definitiva, no Setor de Garagens Oficiais Norte (SGON), um espaço de nove mil metros quadrados.

São milhões de documentos, textos, plantas, mapas, vídeos, áudios, recortes de jornais, cartazes e imagens fotográficas, que foram armazenados e transportados. A atividade terminou no mês em que a instituição completa 30 anos. As últimas 480 caixas chegaram ao destino por volta das 14h e, entre os documentos, estão cartas escritas nos anos 1990 por alunos da rede pública de ensino para serem abertas no século 21.

Sem incidentes
Durante cinco meses de mudança, cerca de 400 caixas foram transportadas em cada uma das 12 viagens. O processo começou em outubro do ano passado, com a transferência das áreas administrativas e parte da área técnica.

A inauguração da sede ocorreu em dezembro e, no início de 2015, foi realizada uma força-tarefa para levar documentos históricos. A operação teve apoio das Secretarias de Fazenda e de Cultura e da Novacap, além de parceria com o Arquivo Nacional em Brasília — que doou mais de 200 estantes de aço e executou vistoria técnica e ambiental na área no SGON — e com a Procuradoria-Geral do DF, que também fez doação de estantes.

“É importante ressaltar que conseguimos fazer a mudança sem qualquer incidente que colocasse em risco a integridade física do acervo e sem utilizar recursos públicos além dos disponíveis”, afirmou a superintendente Marta Célia Bezerra Vale.

A coordenadora de Arquivo Permanente, Tereza Eleutério, acrescentou: “Agradecemos os trabalhadores que hoje ajudaram a terminar a mudança; eles estavam cientes de que carregavam a história de Brasília para a sede definitiva”.

Atualizado em 25/03/2015 – 21:25.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana