Curta nossa página

Beleza diferenciada

Arquitetura brutalista usada entre os anos 1950 e 1960 voltou para ficar

Publicado

Foto/Imagem: Divulgação


Já ouviu falar em arquitetura brutalista? O estilo que foi muito utilizado entre as décadas de 1950 e 1960, voltou como tendência e fonte de inspiração para decoradores e arquitetos e é atualmente um dos estilos queridinhos dos profissionais.

O brutalismo é um movimento impactante, que surgiu em meados do século XX, após a destruição das cidades europeias pós-guerra. Para a reconstrução, houve a necessidade de usar materiais que priorizasse a funcionalidade ao invés da estética rebuscada.

Porém, diferente do brutalismo dos anos 50, que era realizado apenas para que a obra cumprisse sua função, agora, construções com esse estilo são totalmente bem acabadas e pensadas para trazer modernidade e conforto. A beleza diferenciada do brutalismo, utiliza vigas, pilares e estruturas aparentes, volumes maciços e muito concreto. Essas características são as protagonistas do estilo.

“Essa tendência está com tudo, tanto em ambientes comerciais como residenciais. O brutalismo dá ênfase em texturas e o resultado é um ambiente altamente expressivo. O interessante é que nesse estilo se aplica materiais mais resistentes”, explica Adriana Orlandi, especialista em revestimentos da Vallori Acabamentos.

O concreto aparente garante características urbanas marcantes. Madeira, metal e vidro também são materiais que aparecem e são bastante utilizados. Existem novos produtos de acabamentos inspirados nessa época como o microcimento, placas cimentícias que remetem o concreto aparente, texturas com a estética do aço cortein e lajotas que se assemelham com o adobe.

Em residências, a modernidade e o ar urbano do brutalismo pode ser aproveitado em todos os ambientes. Revestimentos mais rústicos, cimentícios, aço, metais, madeiras, paredes de tijolos e cores neutras deixam o ambiente simples, sofisticado e aconchegante.

“O ideal é aproveitar os revestimentos mais rústicos, apostando no concreto e nas paredes de tijolos, por exemplo. As paredes e os revestimentos de pisos devem harmonizar muito bem com os materiais expostos, e o ideal é que estejam em cores neutras”, complementa, Adriana.

Para não deixar o ambiente sem graça ou por vezes simples demais, a diferença fica por conta do mobiliário e da iluminação. Para compor, os móveis devem apresentar um design clean e refinado, deixando de lado itens muito grandes, chamativos e pouco funcionais. A iluminação deve ser estratégica, valorizando pequenos pontos e ampliando o local. A luz natural traz ainda mais beleza ao espaço.

Agora, quer dar mais personalidade ao lugar? Aposte em pontos de luz, como objetos metalizados, brilhantes e coloridos. Tudo deve ser escolhido com muita cautela e em pouca quantidade, até para não sobrepor outros aspectos e perder as características fundamentais do brutalismo.

Para saber mais

O nome brutalismo vem do termo francês béton brut, em português, concreto bruto. Quem batizou e consolidou os ideais do estilo foi Le Corbusier, que o aplicou pela primeira vez na Unité d’Habitation na França, inaugurada em 1946.

Atualizado em 14/11/2020 – 10:00.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nesta sexta (8) e no sábado (9)

Carreta do Na Hora leva serviços à comunidade da Cidade Estrutural

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Na Hora Mais Perto do Cidadão
Foto/Imagem: Divulgação/Sejus-DF

Dois dias de atendimento de serviços prestados por órgãos públicos estarão disponíveis para a comunidade da Cidade Estrutural na Unidade Móvel do Na Hora. A carreta estará na próxima sexta-feira (8), das 9h às 16h, e no sábado (9), das 9h às 12h, na administração regional da cidade.

A unidade móvel oferece à população serviços do BRB, Caesb, Codhab, Detran, INSS, Neoenergia, Procon, Receita Federal, entre outros. O Na Hora é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) e a Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão é a responsável pela administração e gerenciamento do serviço.

“Essa é uma grande oportunidade de resolver pendências do lado de casa. A Carreta do Na Hora concentra em um mesmo local os serviços prestados por órgãos públicos aos cidadãos e isso desburocratizar os serviços. A Sejus trabalha para facilitar a vida da população do DF, com agilidade, conforto e com prioridade à cidadania”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Lançada em fevereiro de 2022, a Unidade Móvel do Na Hora já promoveu 34.452 atendimentos à população. Também chamada de Carreta do Na Hora ou Na Hora Móvel, a iniciativa busca facilitar o acesso do cidadão, especialmente aqueles que vivem nas regiões mais distantes e vulneráveis do Distrito Federal, aos serviços de órgãos parceiros.

Atualizado em 07/11/2024 – 18:24.

Continuar lendo

De maio a outubro

GDF divulga calendário com datas de vencimentos do IPTU 2025

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
IPTU 2025 DF
Foto/Imagem: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O GDF publicou portaria estabelecendo as datas de vencimento das parcelas do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP) 2025. O calendário leva em conta o final da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CIMDF).

O IPTU e TLP poderão ser pagos em até seis parcelas, que englobarão ambos os tributos. Elas serão iguais e sucessivas, não podendo o valor de cada uma ser inferior a R$ 20. Caso a soma do valor do IPTU com o da TLP seja inferior a R$ 40, o pagamento deverá ser feito em cota única.

A portaria estabelece ainda eventual valor residual decorrente da divisão em parcelas será incorporado à última parcela.

IPTU TLP 2025 DF

Arte: Divulgação/Seec-DF

Atualizado em 06/11/2024 – 20:05.

Continuar lendo
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense