Curta nossa página

Inscrições abertas

Aprova+ oferece 3 mil vagas em curso preparatório para o Enem

Publicado

sala de aula - matrícula rede pública
Foto/Imagem: Arquivo/AVB


A partir desta segunda-feira (22), jovens de baixa renda do Distrito Federal podem se inscrever para concorrer a uma das três mil vagas no Aprova+. Gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o programa abre inscrições para curso preparatório para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Os nossos jovens precisam estar preparados para, quando sair a data do Enem deste ano, terem condições de realizar uma boa prova. E esse programa vem, justamente, para garantir oportunidade aos nossos jovens e adultos que sonham em cursar uma faculdade e que, muitas vezes, não têm condições de pagar um cursinho preparatório”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

As inscrições seguem até o dia 3 de julho e podem ser realizadas no site da Sedes. A seleção dos candidatos vai priorizar pessoas entre 16 e 29 anos, que estejam inscritas no Cadastro Único e com as menores rendas familiares. Após a definição dos candidatos, eles devem confirmar a matrícula. Em razão da pandemia do novo coronavírus, as aulas estão divididas em módulos on-line e presenciais, com início previsto para 13 de julho e encerramento em 1º de dezembro.

Os alunos ainda vão receber, gratuitamente, uniformes, cadernos, canetas e apostila. Quando os encontros forem presenciais, os lanches também serão fornecidos. Além das aulas nas duas modalidades, estão previstos simulados como forma de complementação preparatória.

Metodologia

Na primeira etapa, durante este período de distanciamento social, o estudante recebe link, senha e login para acesso direto ao conteúdo virtual. São mais de 2,5 mil videoaulas com professores qualificados. Os estudantes ainda vão ter tutoria para tirar dúvidas, simulados para acompanhamento do aprendizado, redações e exercícios.

Todo o conteúdo dessa primeira etapa será desenvolvido dentro de uma plataforma de ensino à distância (EAD), reconhecida pela Secretaria de Educação. O conteúdo fica disponível para consulta a qualquer momento, com link aberto 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para que o aluno possa fazer o seu próprio planejamento de estudo, seguindo o seu ritmo, revendo o material quando necessário.

O módulo presencial está previsto para iniciar a partir de setembro em unidades físicas no Plano Piloto, Taguatinga, Sobradinho e Santa Maria. Está programada uma carga horária de 200h/aulas, totalizando mais de 500h/aulas do curso completo. Mas essa previsão de data depende da manutenção do decreto de pandemia da Covid-19.

Ensino superior

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do ano passado, cerca de 5,1 milhões de pessoas se inscreveram para as provas do Enem em todo o país.

Já no Distrito Federal foram cerca de 95 mil candidatos disputando uma vaga no ensino superior em 2019. Desse total, dois dados chamam a atenção. Até a data da prova, 28,8% cursava a último ano do Ensino Médio e 58,7%, ou seja, aproximadamente 46 mil candidatos, já tinham concluído. Assim, mais da metade não estava na escola, pois havia se formado há, pelo menos, um ano, mas provavelmente não conseguira vaga em nenhuma faculdade nas tentativas anteriores.

“Sempre acreditei que a educação tem uma importante tarefa de orientar nossos jovens, de guiá-los e ajudá-los a transformar seus sonhos em realidade. Tenho certeza que com as aulas do Aprova+ vamos conseguir um excelente resultado”, destaca a secretária Mayara Noronha Rocha.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense