Curta nossa página

Vigilância Ambiental encontra criadouros do Aedes aegypti em casas no Lago Sul

Publicado

Foto/Imagem:


Com o período de chuvas, o governo de Brasília tem intensificado o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre amarela, da chikungunya e da zika. Equipes da Diretoria de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, percorrem a capital para encontrar focos do Aedes aegypti e dar orientações à população. Nesta semana, houve ações em Sobradinho II, na Estrutural, no Plano Piloto e em Ceilândia. Hoje (18) foi a vez do Lago Sul, onde os agentes encontraram criadouros em duas casas da QL 14.

Seis funcionários da pasta visitaram 24 residências no Conjunto 10 da região e verificaram possíveis focos. Em uma das casas, as larvas estavam em uma vasilha utilizada em um galinheiro. Na outra, em uma bromélia e em um vaso de plantas.

Os servidores entregaram uma cartilha com recomendações sobre como se proteger do Aedes aegypti. São ações simples como não deixar água acumulada em pneus, manter garrafas vazias com a boca virada para baixo e sempre observar o excesso de água em vasos de plantas.

Rotina
As visitas da Vigilância Ambiental em busca de focos do vetor ocorrem em dias da semana, entre 8 e 18 horas. Os servidores, que trabalham identificados com crachá e colete, tocam a campainha, pedem autorização para entrar e fiscalizam todos os locais que podem acumular água. Sempre que encontram algum criadouro, os agentes recolhem larvas e levam-nas para análise em laboratório, onde técnicos verificam se elas são mesmo do Aedes aegypti.

Ainda nas visitas, os fiscais da Secretaria de Saúde jogam fora a água parada ou aplicam um larvicida (inseticida específico). Com as amostras e análises, é possível fazer um estudo sobre os principais locais de foco do mosquito e um cálculo sobre a incidência do vetor nos imóveis de Brasília.

Plano de Ação
As ações, como essa da QL 14 do Lago Sul, fazem parte do Plano de Ação para o Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti, que reúne as diretrizes do Executivo para garantir o controle epidemiológico. Na quarta-feira (16), alunos do Bombeiro Mirim saíram pelas ruas da Estrutural para entregar folhetos e orientar os moradores e, na quinta (17), 90 integrantes do programa participaram do lançamento oficial da ação, com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, em Ceilândia. Nas regiões onde ficam as 13 unidades do programa, 1,5 mil crianças e adolescentes também visitaram casas e conversaram com a população.

Atividades estão sendo realizadas desde segunda-feira (14) em Sobradinho II, onde diariamente cem militares dos Bombeiros, cem do Exército Brasileiro e 50 da Marinha auxiliam cerca de 150 agentes da pasta de Saúde nas visitas às casas e na mobilização da comunidade. O objetivo é passar em todas as residências e nos terrenos, retirar lixo e entulho e orientar os moradores. Além disso, também na quarta (16), 30 militares do Corpo de Bombeiros inspecionaram lugares públicos na área central de Brasília.

De acordo com o balanço mais recente da Secretaria de Saúde sobre a dengue, 9.446 casos foram confirmados no Distrito Federal até a segunda semana de dezembro. No mesmo período do ano passado, foram registrados 11.592. Os números representam diminuição de 18,51%.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense