Neste ano, cerca de 1,068 milhão de contribuintes receberam o boleto do IPVA. O imposto deve ser pago por proprietários de veículos que não possuem isenção. Os valores arrecadados são investidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura.
Guia do Estudante
UnB é considerada a sétima melhor universidade pública do Brasil

A Universidade de Brasília teve 68 cursos de graduação estrelados no Guia do Estudante Profissões Vestibular 2017, uma das principais publicações brasileiras que avalia cursos superiores de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Nove cursos recém-criados e de novas áreas são novidade na 26ª edição da avaliação. A instituição atingiu nota final de 61,28 pontos. Ao total, três graduações subiram no conceito, 43 se mantiveram no patamar anterior, enquanto 11 tiveram queda nas notas. Com o resultado, a UnB é considerada a sétima melhor universidade pública do Brasil.
Trinta e um cursos ganharam cinco estrelas, número menor que no ano passado, em que a Universidade obteve nota máxima em 34. Em contrapartida, mais cursos apareceram com quatro estrelas: são 31 graduações, em 2016, enquanto em 2015 eram 21. O mesmo ocorreu com os três estrelas, que somam seis. Duas graduações avaliadas no ano anterior – Ciências Ambientais e Engenharia de Controle e Automação – não entraram na lista atual. Confira a lista de cursos avaliados.
Para o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, o desempenho alcançado reflete a consolidação dos cursos da UnB, além do corpo docente qualificado da instituição. “O resultado foi extremamente positivo, uma vez que 91% dos cursos avaliados receberam 4 ou 5 estrelas, o que vem mais uma vez afirmar a qualidade e reputação da UnB”, declara.
Entre os destaques estão os cursos de Medicina Veterinária, do campus Darcy Ribeiro, e de Engenharia Eletrônica, da Faculdade do Gama, que subiram na avaliação de quatro para cinco estrelas. A graduação em Artes Visuais, também do campus localizado na Asa Norte, foi outra que avançou, passando a ser classificada com quatro estrelas. Os novos cursos incluídos na publicação também obtiveram bons resultados: quatro receberam conceito máximo, outros quatro foram classificados com quatro estrelas e apenas um teve três estrelas.
Na opinião do reitor da UnB, Ivan Camargo, é necessário um esforço maior para que a Universidade avance ainda mais nos resultados das avaliações externas. “A UnB tem um potencial muito grande para que 80% dos seus cursos recebam cinco estrelas. Em cada curso, temos que fazer uma avaliação, tentar entender o que está acontecendo, para continuarmos avançando e melhorando na qualidade. Os melhores estudantes do país têm que estar nos melhores cursos”.
PARTICIPAÇÃO – Segundo o decano de Planejamento e Orçamento da UnB, César Augusto Tibúrcio Silva, os coordenadores de curso devem se atentar em preencher corretamente os dados sobre o curso no formulário de avaliação. Ele afirma que, quando as informações são cedidas de forma incompleta aos avaliadores, há um risco de comprometimento na nota que será atribuída.
“Nós percebemos que muitas vezes alguns coordenadores desconsideram a importância de fazer o preenchimento correto do formulário. No entanto, os alunos, quando vão fazer a seleção de um curso no vestibular, buscam informações no Guia do Estudante. É uma avaliação considerada importante”, comenta.
A gestão da UnB tem atuado para incentivar a participação efetiva dos docentes em avaliações externas, por meio de reuniões com os coordenadores de curso para discutir o tema, concessão das informações necessárias para o preenchimento dos questionários, além de observações nos conselhos da Universidade quanto à importância. “Essa sensibilização é feita a longo prazo. Quando começamos a divulgar a posição da UnB no Guia, quais são os cursos com cinco estrelas, isso acaba motivando os coordenadores dos cursos com menos estrelas a terem um cuidado maior para responder”, acredita Tibúrcio.
CONCEITO – Publicado anualmente pela Editora Abril, o Guia do Estudante traz aos vestibulandos mais informações sobre os cursos de graduação oferecidos no país para auxiliá-los na escolha da instituição em que desejam ingressar. A avaliação se baseia em uma pesquisa de opinião com professores e coordenadores de curso das universidades e envolve três quesitos: corpo docente, projeto pedagógico e a infraestrutura dos cursos.
Para participar, o curso deve possuir titulação de bacharelado – exceto nos casos dos cursos de Pedagogia e Educação Física, que recebem avaliação das licenciaturas –, terem turmas em andamento e já concluídas até 2014, além de serem presenciais. As classificações variam entre Ruim (1), Regular (2), Bom (3), Muito Bom (4) e Excelente (5). O resultado é obtido pela média das notas dos avaliadores, descartando a menor e a maior nota recebida, além de incorporar o desempenho do curso nas duas avaliações anteriores.

Formalizando a união
Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.
Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.
Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.
O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.
Como participar
Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.
Locais de inscrição
* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.
Documentação Necessária
Todos os casais devem apresentar:
* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.
Documentos adicionais
* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
Declaração de Hipossuficiência
Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.
Regras para testemunhas
As testemunhas também precisam apresentar:
* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).
Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.
Exercício 2025
Atenção, cidadão! Maio tem vencimento de parcelas do IPVA e início do IPTU

Contribuintes do Distrito Federal precisam ficar atentos. Maio é o primeiro mês com vencimento de parcelas tanto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) quanto do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
O IPVA começou a ser pago antes – as primeiras parcelas, ou a cota única para quem optou pelo pagamento à vista, venceram em fevereiro. O valor podia ser parcelado em até seis vezes, ou seja, até julho. As datas de vencimento das parcelas variam conforme o número final da placa do veículo. Em maio, o período de pagamento vai do dia 26 ao dia 30.

Arte: Seec-DF
Já o IPTU 2025 começa a ser pago em maio. As datas de vencimento são definidas de acordo com o número final (dígito verificador) da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CIDF). A cota única e as primeiras parcelas vencem entre os dias 12 e 16.
Aqueles que optarem pelo pagamento à vista recebem 10% de desconto – desde que o imóvel não tenha débitos. Assim como o IPVA, o parcelamento também pode ser feito em seis vezes, contanto que a parcela não seja inferior a R$ 20. Para os que optarem por pagar em seis vezes, a parcela final vence em outubro.

Arte: Divulgação/Seec-DF
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Beleza do Olhar
Conheça o método que está redefinindo o transplante de sobrancelhas
-
Vaticano
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
-
Caderneta atualizada
Saúde nas Escolas busca ampliar vacinação entre crianças e adolescentes
-
Economia
Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 445% ao ano
-
Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito