Curta nossa página

UnB conquista três medalhas de prata nos Jogos Universitários disputados em Uberlândia

Publicado

Foto/Imagem:


A UnB ganhou três medalhas de prata nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), disputados no último mês, em Uberlândia (MG).

Os estudantes Raissa Adusumilli e Lucas Scaravelli faturaram medalhas no Tênis e no Atletismo (1.500m rasos), respectivamente. Nos esportes coletivos, a prata ficou com a equipe de handebol feminino.

Raíssa, que ganhou o bronze em 2014, é estudante de Educação Física e espera participar dos Jogos no ano que vem, mas critica a organização do evento. “A hospedagem era boa, mas faltou informação sobre o local dos jogos e havia buracos na quadra”. A tenista, cuja iniciação no esporte se deu aos três anos, coleciona mais de uma dezena de medalhas.

O aluno de Pedagogia na UnB Lucas Scaravelli corre desde os seis. Ele é hexacampeão nos 5 mil e nos 10 mil metros rasos, e recordista na primeira prova com o tempo de 14 minutos e 35 segundos.

“Esperava o ouro. A prova de velocidade, dos 1.500 m, foi ao meio dia. Estava quente e seco”, conta o atleta.

Também medalha de prata nos JUBs, o treinador da equipe feminina de handebol, Marcelo Marques, observa a evolução do time. “Ano passado, ficamos em terceiro. Agora, perdemos o ouro por muito pouco. Levamos um gol nos últimos sete segundos de jogo”, lamenta.

Nesta semana, a equipe está na disputa do Beach Games, em Aracaju. Marcelo explica que oito jogadoras entram em campo, três na linha de frente e uma no gol. “O Beach Hand é mais dinâmico, por isso ninguém fica na reserva”. Além de ser na areia, outra diferença em relação ao handebol tradicional é o tamanho da quadra, menor.

Ao todo, oito equipes da UnB disputam os Jogos de Praia (Beach Games), em quatro modalidades: Beach Hand (F/M), Beach Soc (F/M), Vôlei de Praia (F/M/) e Futevôlei (F/M).

TROFÉU EFICIÊNCIA – Até o momento, a UnB está em segundo lugar na contagem geral dos pontos conquistados em eventos esportivos da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) durante todo o ano.

“Estamos ao lado de gigantes que investem pesado no esporte”, comemora Carlos Alberto Diniz, o Carlão, coordenador de esporte e lazer na UnB.

Carlão aponta que a Universidade, que já lidera a classificação entre as instituições federais de ensino, pode subir para a primeira posição no ranking geral do desporto universitário, dependendo dos resultados no Beach Games.

A decana de Assuntos Comunitários, Denise Bomtempo, avalia que o Bolsa Atleta contribuiu para a conquista de bons resultados em 2015. “Isso mostra o reconhecimento, pela gestão universitária, da importância do esporte para a vida e o exercício da cidadania. Queremos expandir o programa”, revela.

Em sua 63ª edição, cerca de 6 mil atletas de universidades públicas e privadas de todo o Brasil disputaram medalhas no JUBs. No total, 37 esportistas da UnB competiram em nove modalidades.

Os próximos Jogos serão em Cuiabá (MT).

Confira aqui o calendário 2016 de eventos esportivos, disponível no site da CBDU.

Erika Suzuki – Da Secretaria de Comunicação da UnB

Atualizado em 27/11/2015 – 14:20.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana