Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Tribunal de Contas manda Detran suspender locação de painéis móveis

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal informou nesta quarta-feira, por meio da assessoria de comunicação, que, tão logo receba oficialmente a determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), fará a suspensão dos pagamentos e da execução do contrato de locação de painéis de mensagens móveis. Disse ainda que prestará as informações solicitadas por aquela Corte no prazo determinado.

O Tribunal de Contas determinou a suspensão dos pagamentos e da execução do contrato de locação dos painéis celebrado entre o Detran-DF e a Shempo Indústria e Comércio de Eletroeletrônicos e Serviços Ltda. Após representação do Ministério Público de Contas, os técnicos do tribunal encontraram indícios de sobrepreço e supostas irregularidades, como direcionamento da licitação, inconsistências na estimativa do número de painéis e erros na planilha de custos.

No valor de R$ 4,4 milhões, o contrato previa a locação de até 40 painéis por dia durante um ano. O TCDF detectou um possível sobrepreço no valor de R$ 888 mil em comparação com o ajuste firmado entre a mesma empresa e a Companhia de Engenharia de Trânsito de São Paulo (Cetsp).

Em Brasília, o objetivo era instalar equipamentos em pontos estratégicos do DF para informar aos usuários, em tempo real, ocorrências de impedimentos nas pistas, como obras, engarrafamentos e acidentes. Entretanto, há indícios de que a principal utilização dos equipamentos tenha sido a veiculação de mensagens educativas e a propaganda institucional.

O TCDF ainda autorizou uma inspeção na autarquia e deu prazo de 15 dias para que o Detran-DF explique as irregularidades e apresente relatório detalhado sobre a utilização de cada painel. A empresa Shempo tem o mesmo prazo para se manifestar.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Justiça Eleitoral

Funcionamento inclui finais de semana, feriado e horários estendidos; atendimento por meio do aplicativo DF Libras também está disponível

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

Sexta, 17 de abril

Interessados podem cadastrar o currículo no app Carteira de Trabalho Digital ou ir pessoalmente a uma agência do trabalhador

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.