Tribunal de Contas manda Detran suspender locação de painéis móveis

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal informou nesta quarta-feira, por meio da assessoria de comunicação, que, tão logo receba oficialmente a determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), fará a suspensão dos pagamentos e da execução do contrato de locação de painéis de mensagens móveis. Disse ainda que prestará as informações solicitadas por aquela Corte no prazo determinado.
O Tribunal de Contas determinou a suspensão dos pagamentos e da execução do contrato de locação dos painéis celebrado entre o Detran-DF e a Shempo Indústria e Comércio de Eletroeletrônicos e Serviços Ltda. Após representação do Ministério Público de Contas, os técnicos do tribunal encontraram indícios de sobrepreço e supostas irregularidades, como direcionamento da licitação, inconsistências na estimativa do número de painéis e erros na planilha de custos.
No valor de R$ 4,4 milhões, o contrato previa a locação de até 40 painéis por dia durante um ano. O TCDF detectou um possível sobrepreço no valor de R$ 888 mil em comparação com o ajuste firmado entre a mesma empresa e a Companhia de Engenharia de Trânsito de São Paulo (Cetsp).
Em Brasília, o objetivo era instalar equipamentos em pontos estratégicos do DF para informar aos usuários, em tempo real, ocorrências de impedimentos nas pistas, como obras, engarrafamentos e acidentes. Entretanto, há indícios de que a principal utilização dos equipamentos tenha sido a veiculação de mensagens educativas e a propaganda institucional.
O TCDF ainda autorizou uma inspeção na autarquia e deu prazo de 15 dias para que o Detran-DF explique as irregularidades e apresente relatório detalhado sobre a utilização de cada painel. A empresa Shempo tem o mesmo prazo para se manifestar.
Atualizado em 28/04/2015 – 19:50.

-
Nas agências do trabalhador
Semana começa com 179 oportunidades de emprego no DF e Entorno
-
Valorize e preserve
Guará vai receber seis papa-lixos para melhorar limpeza urbana
-
Falta pouco
Concretagem das pistas Sul e Norte da Via Estrutural é finalizada
-
Regularização fiscal
GDF prorroga prazo para adesão ao Refis 2023 até o dia 28 de dezembro
-
Dia Nacional de Combate ao Câncer
FEBRASGO alerta: câncer de ovário é silencioso e tem alta taxa de letalidade
-
Nas agências do trabalhador
Dezembro começa com 274 oportunidades de emprego no DF e Entorno
-
Veja onde procurar ajuda
Programa Direito Delas oferecerá atendimento a vítimas de violência
-
Illumina
Dia de Combate ao Câncer: desafios da oncologia de precisão no Brasil