Policlínica
Taguatinga ganha ambulatório de ginecologia exclusivo para adolescentes

Alline Martins
Um ambulatório de ginecologia dedicado exclusivamente a adolescentes está em funcionamento na Policlínica de Taguatinga desde o início de agosto. Nesse período, a unidade realizou 88 atendimentos, beneficiando 73 meninas com idades entre 10 e 18 anos, e está pronta para prestar ainda mais assistência.
“Nosso primeiro objetivo é desvincular o ginecologista que atende a mãe do profissional que consulta a filha, o que facilita a adesão da menina”, ressalta a ginecologista Débora Paulo Santos, responsável pelos atendimentos na unidade. “Essa é uma idade de muitas mudanças. Elas têm muitas dúvidas e não têm consciência de buscar o profissional sozinha. Muitas vezes vão levadas pela mãe, ainda com vergonha”, observa.
Acompanhada da mãe, Maria de Fátima Belo, em sua primeira consulta no ginecologista, Rebecca Vale, de 11 anos, estava ansiosa. “Tensa, na verdade”, ressaltou. Ela começou a sentir cólicas e foi encaminhada pelo Adolescentro para a unidade. “Nós moramos no Riacho Fundo e aqui é bem mais perto para chegarmos. Achei muito bom abrirem esse serviço aqui”, frisou a mãe.
MOMENTOS – Segundo Débora Santos, a adolescente é quem escolhe se quer ser atendida acompanhada da mãe ou não. Porém, normalmente, a consulta é dividida em dois momentos. “Elas geralmente têm vergonha de dizer que querem entrar sozinha. Mas durante a consulta, eu faço uma primeira conversa com a mãe e depois peço para ficar sozinha com a menina. Nesse momento, conversamos sobre coisas como uso de drogas e relações sexuais”, conta.
A ginecologista diz, ainda, que o ambulatório é importante para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gestação precoce. “Temos percebido um crescimento dessas duas questões em adolescentes”, ressalta.
Para ser atendida no local, é preciso ser encaminhada por algum outro serviço de saúde e ter idade entre 10 e 18 anos. Neste perfil está Janaína Barbosa, 14 anos. Ela fazia acompanhamento de saúde em uma unidade básica e quando foi aberto o ambulatório específico para a idade dela, foi logo encaminhada. “É a primeira vez que venho a uma ginecologista, mas estou tranquila”, disse.

Segurança Pública
Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.
“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.
Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos