Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Sujeira

SLU faz limpeza reforçada na Esplanada dos Ministérios

Noventa e oito garis do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) retiraram, no sábado (30), 2,5 toneladas de resíduos da Esplanada dos Ministérios. Uma equipe também pintou meios-fios. “Esse número parece alto demais, mas é porque os trabalhadores recolhem também capim e terra que ficam em cima dos meios-fios”, explica o gerente de Limpeza da Área Oeste do DF, Daniel Rocha.

A coleta convencional na região é feita de segunda a sábado por 22 garis, enquanto a seletiva ocorre três vezes por semana. Os estacionamentos e arredores dos anexos dos ministérios recebem o serviço de varrição e coleta de lixo aos fins de semana e feriados. “O trabalho é feito normalmente todos os dias, mas, às vezes, como hoje, ocorre uma ação extraordinária, inclusive com pintura de meios-fios. Aproveitamos o fluxo menor de carros e pedestres”, afirma o gerente da autarquia.

Ainda segundo Rocha, é comum, durante a época de chuvas, encontrar água em raízes de árvores e em folhas, o que é retirado com periodicidade durante a limpeza convencional. O trabalho diário, segundo ele, é suficiente para evitar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, das febres chikungunya e amarela e do zika vírus.

O SLU informa que as estruturas que fazem parte do complexo arquitetônico da Esplanada são de responsabilidade das equipes de limpeza dos prédios.

Força-tarefa
Na segunda-feira (1º), servidores da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, do Corpo de Bombeiros e da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil — órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social — estarão na Esplanada dos Ministérios, onde haverá ações de combate ao mosquito Aedes aegyptie de conscientização, com distribuição de panfletos para servidores, turistas e população em geral. O mutirão seguirá até o Palácio do Planalto.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

Na sexta (29), agentes de vigilância ambiental da Saúde percorreram a região, onde foram encontrados dois focos do mosquito — um no Ministério do Turismo e outro entre os Ministérios da Integração Nacional e da Saúde.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Mão Santa

Oscar Daniel Bezerra Schmidt nasceu no dia 16 de fevereiro de 1958, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.