Saúde
Secretaria faz ronda em unidades de saúde para avaliar o atendimento

Com o objetivo de diagnosticar os principais problemas e solucionar aqueles mais imediatos, um grupo de trabalho da Secretaria de Saúde do Distrito Federal percorrerá os 16 hospitais regionais e as seis unidades de pronto-atendimento (UPAs) da rede pública. A equipe é formada por assessores especialistas em administração hospitalar, e a ronda vai até o próximo dia 15.
De acordo com o administrador hospitalar José Maria Gomes, durante esse período, o grupo voltará a locais visitados para saber se os problemas foram solucionados. “Em casos de falta de materiais e remédios, por exemplo, a gente descobre qual unidade tem e repassa imediatamente àquela que não tem”, explica. Situações mais complexas como falta de profissionais e equipamentos de uso contínuo são encaminhadas via relatório diretamente para o gabinete do secretário de Saúde, Fábio Gondim.
Após o recesso de ano-novo, os trabalhos foram retomados na manhã deste sábado (2), quando o grupo passou por Brazlândia, Planaltina, Santa Maria e São Sebastião. As visitas começaram na terça-feira (29) nos hospitais regionais da Asa Norte, de Ceilândia, do Guará, de Samambaia e de Taguatinga, no Hospital de Base e nas UPAs do Núcleo Bandeirante e de Samambaia. No dia seguinte, o grupo seguiu para os hospitais do Paranoá, de Planaltina, de São Sebastião e de Sobradinho. Nesta última região, a UPA também foi visitada.
De acordo com as impressões iniciais da equipe, as unidades visitadas até agora enfrentam dois principais problemas: a carência de clínicos gerais e a demanda excessiva de pacientes vindos do Entorno e de outros municípios.
Soluções
Durante o ano passado, 1.056 profissionais de diversas especialidades foram convocados. Setecentos e vinte e dois assumiram o cargo. Os demais pediram para ir para o fim da fila ou não se apresentaram. No último dia 29, a Secretaria de Saúde nomeou 63 aprovados em concurso público de 2014 — com vigência até 8 de dezembro de 2016 — para ocupar o cargo de pediatra.
Além de verificar questões referentes à carência de insumos e de servidores, a equipe orienta as chefias nas unidades e monitora escalas médicas, tempo de atendimento e fluxo das prioridades. De acordo com José Maria Gomes, o grupo não pune possíveis irregularidades, mas repassa os casos constatados diretamente para o gabinete.
A atuação dos assessores começa a render resultados positivos. “Durante a manhã, não tínhamos antibiótico benzetacil e nem vacina antirrábica, mas foi possível saber quem tinha condições de nos repassar, e o problema foi sanado”, conta o chefe de equipe do Hospital Regional de Planaltina, Alessandro Barbosa. Após o dia 15, o grupo avaliará as ações para que outras rondas ocorram em 2016.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Mais segurança
Uber em Brasília terá botão de emergência com ligação para a Polícia Militar (190)
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho