4 e 5 anos
Secretaria de Educação garante vaga para mais 246 alunos

As vagas abertas são apenas para educação infantil, de 4 a 5 anos. Com relação aos 2.475 estudantes ainda não contemplados, também dessa faixa etária, a Secretaria de Educação informa que fará as chamadas ao longo de 2016
Após ajustes em algumas escolas, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer conseguiu abrir mais 246 vagas para educação infantil, de 4 a 5 anos, na rede pública de ensino para o ano letivo de 2016. Com isso, 39.834 dos 42.309 inscritos pelo telefone no fim de 2015 poderão fazer a matrícula nas escolas indicadas a partir de terça-feira (26).
Para garantir a vaga, o responsável deve apresentar na unidade em que o estudante frequentará as aulas a documentação (veja a lista abaixo) até 4 de fevereiro. O prazo também vale para os alunos que pediram remanejamento escolar e os que vão trocar de nível (do ensino fundamental para o médio).
Os 2.475 estudantes dessa faixa etária ainda não contemplados devem aguardar novas chamadas, que ocorrerão ao longo de 2016. A lista com os nomes está disponível no site da Secretaria de Educação.
Creches
Encerra-se nesta sexta (22) o prazo de inscrições para vagas em um dos 42 centros educacionais da primeira infância da rede pública de ensino de Brasília — três deles serão inaugurados antes do início do ano letivo da educação infantil, em 11 de fevereiro. Os interessados precisam procurar uma das 14 coordenações regionais de ensino do DF.
São 1.344 vagas. Cada centro passará, em 2016, a atender 24 alunos a mais do que em 2015. Agora, 136 pessoas serão beneficiadas em cada unidade, inclusive nas três que serão inauguradas — na Asa Sul, no Lago Norte e em Santa Maria.
Documentação para efetivar a matrícula
Educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA): original e cópia da certidão de nascimento, duas fotos 3×4, comprovante de residência e informações sobre tipo sanguíneo e fator RH. No caso de estudantes menores de idade, o responsável deverá apresentar RG e CPF.
Também é obrigatória a apresentação de:
Educação infantil (as matrículas encerram-se nesta sexta-feira, dia 22): cópia do cartão de vacina atualizado.
Ensino fundamental: declaração provisória de matrícula ou histórico escolar ou ficha individual do estudante (séries/anos finais).
Ensino médio: declaração provisória de matrícula ou histórico escolar.
EJA: declaração provisória de matrícula ou histórico escolar. Caso a documentação esteja incompleta ou inexistente, deverão ser seguidos os procedimentos administrativos apontados no Manual da Secretaria Escolar 2010.
Veja o telefone de cada uma das 657 escolas para consultar o horário de funcionamento de cada secretaria.
Agência Brasília

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Mais segurança
Uber em Brasília terá botão de emergência com ligação para a Polícia Militar (190)
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho