Curta nossa página

Mobilização

Secretaria da Criança lança campanha para proteção infantil no carnaval

Publicado

Foto/Imagem:


A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), lança, às 14 horas de quinta-feira (4), a campanha de proteção a crianças e adolescentes para o carnaval 2016. Será na Estação Praça do Relógio, em Taguatinga.

Neste ano, o Distrito Federal se une à Campanha Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval — promovida anualmente pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos — com o lema: “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”.

“Brincar é direito de toda criança e adolescente, e brincar o carnaval, uma festa popular tão tradicional no Brasil, faz parte disso, mas precisamos sempre nos lembrar de protegê-los de qualquer tipo de exploração”, alerta o secretário da Criança, Aurélio Araújo.

O principal objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar casos de violação de direitos neste período de festas. O Disque 100 e a Coordenação de Denúncias de Violações dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria da Criança são canais de acolhimento de denúncias.

Negligência
O Disque 100 registrou, em 2015, 2.118 ligações sobre abusos que envolvem crianças e adolescentes no DF. Cada caso registrado pode ter mais de um tipo de violação. No Brasil, foram 153.962 denúncias, sendo que a maior parte diz respeito à negligência (38,04%).

Em relação ao perfil, o levantamento da Secretaria de Direitos Humanos mostra que, na maioria, as crianças e os adolescentes que sofreram algum tipo de violência são meninas (54%), de 4 a 11 anos (40%) e negras/pardas (57,5%).

Identificação
Neste carnaval, a Secretaria da Criança providenciou a carteira de identidade infantil. Ela traz o nome e a idade da criança, dos responsáveis e telefones de contato. Está disponível para download no site da secretaria.

Para denunciar violações de direitos:

  • Disque 100;
  • Coordenação de Denúncias de Violações dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria da Criança: (61) 3234-8555.

Atualizado em 03/02/2016 – 09:26.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana