Curta nossa página

Informativo Epidemiológico

Secretaria de Saúde confirma mais 131 casos de dengue nesta semana

Publicado

Foto/Imagem:


A Secretaria de Saúde confirmou mais 131 casos de dengue na oitava semana epidemiológica de 2016 (de 21 a 27 de fevereiro), de acordo o Informativo Epidemiológico nº 9. Até o momento, 4.196 casos da doença foram confirmados em moradores de Brasília, e 539 em residentes de outras unidades da Federação que usaram a rede pública do DF.

As regiões administrativas com os maiores índices são Brazlândia, com 871 confirmações desde o início do ano; Ceilândia, com 483; e São Sebastião, com 449. O boletim indica oito ocorrências classificadas como dengue grave (hemorrágica) em moradores de Brasília. Das quais, quatro resultaram na morte do paciente.

O documento também apresenta os dados das outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Sete pessoas foram diagnosticadas com o zika vírus. Delas, três são gestantes. A chikungunya também teve aumento em relação ao ano passado com 14 confirmações — em 2015, havia sido duas no mesmo período.

O informe traz os dados da semana passada sobre o zika vírus e a febre chikungunya, que não foram apresentados no último balanço por causa de problemas no banco de dados do Sistema Nacional de Notificação de Agravos (Sinan), do Ministério da Saúde.

Como alguns casos demoram a ser registrados, os números referentes a cada semana epidemiológica podem sofrer alterações.

Força-tarefa
Nesta semana, haverá 120 soldados do Exército em Taguatinga e no Recanto das Emas, 100 bombeiros em Planaltina e 40 militares da Aeronáutica em São Sebastião para fazer a vistoria nos imóveis em busca de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Também haverá fumacês em Brazlândia para combater o inseto.

Tendas
Para facilitar o atendimento às ocorrências suspeitas, foram instaladas duas unidades de atenção à dengue: uma em Brazlândia (em 11 de fevereiro) e outra em São Sebastião (em 19 de fevereiro). As regiões administrativas apresentavam os maiores números de casos à época.

De acordo com a secretaria, desde a inauguração até o último levantamento feito na segunda-feira (29), a tenda de Brazlândia havia atendido 2.870 pessoas e feito 1.587 testes. A doença foi confirmada em 515 pessoas. Em São Sebastião, 1.545 pessoas receberam atendimento e 363 fizeram os exames. Destas, 118 receberam resultados positivos.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Segurança Pública

Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
PMDF
Foto/Imagem: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.

“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.

Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.

CONTINUAR LENDO

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense