Curta nossa página

Atraso

Saúde aponta falha em sistema federal e adia boletim de zika e dengue

Publicado

Foto/Imagem:


A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou nesta quinta-feira (25) que não vai divulgar, até a próxima semana, o boletim com dados de infecção por dengue, chikungunya e vírus da zika. Segundo a pasta, um problema no sistema do Ministério da Saúde impediu a consolidação dos números.



Em nota, o ministério disse que o Sistema de Notificação de Agravos (Sinan) teve uma oscilação no início da semana, que já foi solucionada. O serviço não ficou fora do ar, mas a pasta diz reconhecer que “alguns gestores locais possam ter tido dificuldades de acessar o sistema para realizar levantamento de dados”.

Os boletins no DF são divulgados às terças-feiras, mas a secretaria diz que “não há, no momento, previsão de nova data para a produção do informe”. Segundo a secretaria, o problema na compilação dos dados não atrapalha o planejamento das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O Sinan é usado pelas 27 unidades da Federação para agrupar os dados enviados pelas secretarias municipais ao Ministério da Saúde, dessas e de outras doenças. No DF, as informações são repassadas pelos gestores regionais.

Com a mudança na estrutura administrativa da secretaria, no mês passado, as informações deveriam estar concentradas em sete Superintendências Regionais de Saúde, o que facilitaria a compilação independente dos números.

Alta de 216%
O último boletim epidemiológico, divulgado no dia 17, apontava alta de 216% nos casos de dengue no DF em relação ao ano passado. Até a sexta semana de 2016, encerrada no dia 15, foram diagnosticados 1.912 pacientes do DF com a doença. No mesmo período do ano passado, foram 605 casos.

Na comparação com a semana anterior, o DF teve 325 confirmações a mais – aumento de 20,4%. Até a quinta semana epidemiológica foram 1.587 casos confirmados. Até a sexta semana de 2016 foram cinco mortes pela doença ocorridas no DF – três pacientes da capital e dois de Goiás.

O Laboratório Central de Saúde Pública do DF (Lacen) detectou a presença de todos os quatro tipos do vírus da dengue em circulação no DF. Os micro-organismos foram encontrados em amostras de exames de pacientes do Guará, Santa Maria, Plano Piloto, Taguatinga, Riacho Fundo, Ceilândia e Samambaia.

Atualizado em 25/02/2016 – 17:38.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana