Curta nossa página

Saúde altera escalas de pediatras para atender surto de bronquiolite

Publicado

Foto/Imagem:


A escala de pediatria nos hospitais regionais e nas unidades de pronto atendimento (UPAs) de Brasília foi alterada para atender ao aumento da demanda provocada por um surto de bronquiolite, comum nesta época do ano. A medida foi tomada diante do déficit de pediatras nas regiões administrativas, já que o quadro de profissionais no atendimento público ainda não é suficiente para suprir toda a demanda.

A orientação é que os pais, antes de procurar uma unidade, verifiquem no site da Secretaria de Saúdeonde há mais profissionais atendendo naquela semana (veja a escala desta semana aqui). As mudanças devem durar até o início de maio. “Por isso fizemos as escalas observando as regiões mais próximas, uma apoiando a outra”, explica a coordenadora de pediatria da Secretaria de Saúde, Carmen Martins.

A escala seguirá uma logística de atendimento por regiões administrativas. Nesta quarta-feira (8) pela manhã, por exemplo, haverá um pediatra no Hospital Regional de Taguatinga, dois na UPA do Recanto das Emas e nenhum na UPA de Samambaia. “Assim, orientamos que o paciente procure a unidade com o maior número de médicos”, observa Carmen.

A Secretaria de Saúde orienta os pais a buscarem atendimento médico de casos menos graves primeiro nos centros de saúde mais próximos de casa e não a emergência do hospital. “A criança poderá ser atendida lá mesmo ou, se for mais grave, o médico encaminhará para o hospital”, orienta a coordenadora da pediatria. Onde houver apenas um profissional, a prioridade de atendimento será para os casos mais graves.

Horários
A escala dos pediatras será atualizada semanalmente no site da Secretaria de Saúde. A medida adotada é temporária. A expectativa é de que, em breve, 133 novos profissionais já aprovados em concurso público sejam contratados. A solicitação foi feita ao governo. Segundo Tadeu Palmieri, subsecretário de Atenção à Saúde, espera-se que pelo menos 100 pediatras sejam efetivados.

Atualmente, a rede pública de saúde de Brasília conta com 560 pediatras, porém, apenas cerca de 460 estão efetivamente trabalhando. O restante está em licença maternidade, licença prêmio ou de atestado médico. O déficit destes profissionais na rede pública do Distrito Federal, segundo Palmieri, é de 276 pediatras.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Até 80% do valor

BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Linha de crédito BRB
Foto/Imagem: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta sexta-feira (25), a criação de uma linha de crédito específica para taxistas adquirirem veículos elétricos. A medida foi tratada no gabinete do governador Ibaneis Rocha, com a presença do secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves; do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa; e do presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal (Sinpetaxi), Suéd Silvio.

Além da questão da mobilidade, a medida tem o objetivo modernizar a frota de táxis da capital federal, beneficiando cerca de 3,4 mil permissionários. “Nós estamos fechando o pacote de incentivo para que tenhamos a maior frota de táxis elétricos do Brasil e talvez da América Latina. Para os taxistas, serão três meses de carência a partir do momento em que for assinado o contrato de financiamento, taxa de 1,75 %, pagamento alongado em 8 anos, que é o prazo que se dá garantia das baterias dos carros elétricos”, destacou Ibaneis Rocha. “Vamos trazer para perto de todos nós as concessionárias para que elas façam um trabalho junto a esses taxistas para que a gente tenha realmente uma frota sustentável”, acrescentou.

Presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa adiantou mais detalhes do financiamento, que ainda terá uma data marcada para a linha de crédito passar a valer. “O governador Ibaneis Rocha vem falando sobre a importância da sustentabilidade. Além da taxa de 1,75% ao mês, teremos financiamento de 80% [do valor do veículo] em até oito anos e com toda uma esteira de aprovação de crédito, de análise das propostas, bastante rápida e eficiente. Vai ser uma grande mobilização também dos revendedores do Distrito Federal para que a gente possa oferecer esses carros, melhorar a qualidade de vida para os taxistas, renovar a frota e também melhorar o meio ambiente do DF”, afirmou.

Já o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, reforça que o serviço de táxi é uma concessão pública e onerosa, importante e tradicional, cravada na história da mobilidade do DF. “Brasília é uma cidade que foi construída tendo como base a mobilidade por meio do táxi também. O governador dá um passo importante, como ele tem feito nas outras ações, voltado para tornar a capital federal referência em sustentabilidade, em eletrificação. É de uma sensibilidade social, econômica, ambiental muito grande e muito importante”, pontuou. “E isso não vem só com os 90 ônibus elétricos que começam essa primeira fase da eletrificação da frota, mas também com os mais de 3,4 mil táxis que hoje rodam por aqui, são 3,4 mil permissões, que terão acesso a essa linha de crédito especial”, concluiu.

Do outro lado, a categoria agradeceu a iniciativa do governo para fomentar a sustentabilidade e fortalecer a classe. “A gente está projetando economia. Fazemos com um litro de gasolina, que custa em média R$ 6, 14 quilômetros em média. Com o carro elétrico, com 1 kWh, você consegue andar de 9 a 10 quilômetros. Então, a economia é significativa. Além da economia no combustível, a gente vai ter economia com troca de óleo. E tem a questão principal, que é o meio ambiente. Estamos muito felizes que temos um governador que se preocupa também com a questão ambiental”, agradeceu o presidente do Sinpetaxi, Suéd Silvio.

Apoio à categoria

O GDF tem adotado uma série de medidas em apoio aos taxistas, demonstrando diálogo constante e atenção às demandas da categoria. Entre as principais ações estão a criação de um ponto de apoio no Aeroporto Internacional de Brasília, com estrutura para descanso e alimentação, e o reajuste das tarifas de táxi após quase dez anos de congelamento, atendendo a um pleito antigo da categoria diante da alta nos custos operacionais.

Durante a pandemia de covid-19, o GDF criou o programa Mobilidade Cidadã, que garantiu auxílio financeiro de R$ 600, pagos durante três meses, aos profissionais impactados pela queda na demanda. Além disso, a categoria foi incluída como prioridade nas campanhas de vacinação e recebeu ações específicas, como um mutirão realizado na sede do sindicato, em 2023. Essas iniciativas reforçam o compromisso do governo com uma mobilidade urbana mais digna e sustentável.

“Foi muito importante para a gente garantir a nossa subsistência. Também ele [o governador Ibaneis Rocha] construiu um ponto de apoio ao taxista que talvez seja o único da América Latina e fez alterações significativas na lei do táxi, que engessava a categoria”, disse Suéd Silvio.

CONTINUAR LENDO

Outro feriadão

Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Ponto facultativo GDF - Palácio do Buriti
Foto/Imagem: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha determinou, nesta sexta-feira (25), que o dia 2 de maio será ponto facultativo no âmbito da administração pública direta e indireta do Distrito Federal. A data, uma sexta-feira, vem logo após o feriado do 1º de maio (quinta-feira).

decreto nº 47.149/2025 que estabelece o ponto facultativo foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta sexta (25).

Ele ainda estabelece que o ponto facultativo não se aplica às áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumidor, de limpeza urbana, fiscalização de transporte e à força-tarefa instituída pelo decreto nº 43.054/2022. Esses setores deverão seguir as instruções das respectivas chefias.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense