Curta nossa página

Cobranças

São Sebastião recebe Rollemberg na primeira Roda de Conversa de 2016

Publicado

Foto/Imagem:


De volta com a Roda de Conversa, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ouviu demandas dos moradores de São Sebastião, na noite desta quinta-feira (10). Cerca de 500 pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros, reuniram-se na vila olímpica da região administrativa para levar questões ao chefe do Executivo na primeira edição de 2016. A população reivindicou por mais segurança e levou faixas pedindo paz e maior atenção no combate à violência local. Entre os principais pontos levantados pela comunidade também estavam saúde, regularização de terrenos, limpeza urbana, meio ambiente, cultura e lazer.

Um dos 68 inscritos, o comerciante Joacir Souza, de 38 anos, morador de São Sebastião há 29, pontuou a necessidade de proporcionar maior qualidade de vida na região: “Há problemas diversos. Temos de preservar nossas nascentes, precisamos de segurança e de ajuda na saúde”. Ele ponderou ainda a importância de a população se unir ao governo para que as melhorias sejam realizadas.

Saúde
O governador reconheceu que a saúde é o maior desafio. Ele falou sobre as dificuldades de nomear profissionais da área. “Já contratamos cerca de 2,2 mil profissionais, mas infelizmente ainda temos déficit e dificuldade de contratação de pediatras e clínicos gerais. Muitos convocados não tomam posse, o que afeta a escala”, explicou.

Sobre a segurança, Rollemberg destacou a queda no número de homicídios na região de 44, em 2014, para 25, em 2015. “A preocupação de vocês é a mesma nossa. O programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, nossa política de segurança, faz algo que nenhum outro governo fez, que é ouvir a população. Os comandantes [das corporações] estão aqui para ouvir vocês e pensar em soluções para melhorar a vida a população.”

Lixo
João Santana, de 53 anos, presidente da cooperativa de catadores Ecolimpo, levou ao governador as dificuldades do grupo. “Nossa situação é delicada, a gente precisa de melhores condições para trabalhar”, resumiu.

Em resposta, Rollemberg afirmou que a construção do Aterro Sanitário (entre Samambaia e Ceilândia) trará uma nova realidade para os catadores, que serão beneficiados com mais centros de triagem do lixo no DF. Sobre a questão, o chefe do Executivo pontuou os deveres do poder público, mas também da população e convocou todos a fazer o descarte adequado, lembrando os problemas causados, como doenças e proliferação de mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

Questionado sobre regularizações, o governador dialogou com a população sobre a necessidade de Brasília ser construída conforme as regras legais e de segurança. “Precisamos fazer o crescimento ordenado das cidades. Não podemos admitir um processo totalmente desorganizado. Queremos fazer a oferta habitacional de forma organizada.”

Antes da abertura da Roda de Conversa pelo administrador da região administrativa, Jean Duarte, a dupla sertaneja Fábio Júnior e Sideron se apresentou. Eles tocam moda de viola e se uniram para a carreira musical há dois anos, em São Sebastião.

Entre outras autoridades estiveram no evento o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; o secretário-adjunto de Relações Institucionais, Igor Tokarski; os comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hamilton Santos Esteves Junior; os secretários da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, de Mobilidade, Marcos Dantas, de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, de Educação, Júlio Gregório Filho, de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes, de Gestão do Território e Habitação, Thiago Andrade; os adjuntos da Segurança Pública e da Paz Social, coronel José Cláudio de Siqueira Carvalho, e de Infraestrutura e Serviços Públicos, Maurício Canavoas; os diretores-gerais da Polícia Civil, Eric Seba, e do Departamento de Estradas de Rodagem, Henrique Luduvice; o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Maurício Luduvice; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), Gilson Paranhos; o diretor-administrativo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Júlio Menegotto; e o delegado-chefe da 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião), Érito Cunha.

Outras edições
Em 2015, Candangolândia, Itapoã e Recanto das Emas receberam o evento, em que todos podem se inscrever e sete participantes são sorteados para fazer perguntas diretamente ao governador. Além disso, convidam-se três líderes comunitários e de movimentos sociais para apresentar reivindicações.

Amanda Martimon, da Agência Brasília

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Segurança Pública

Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
PMDF
Foto/Imagem: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.

“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.

Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.

CONTINUAR LENDO

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense