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6ª edição

São Sebastião recebe o programa “Sejus Mais Perto do Cidadão”

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Foto/Imagem: Renato Alves/Agência Brasília


Centenas de pessoas serão contempladas pela ação integrada que levará vários serviços do Governo do Distrito Federal (GDF) à população de São Sebastião nos dias 16 e 17 (sexta-feira e sábado), das 9h às 17h. São serviços prestados pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), em parceria com diversos órgãos do DF e a Administração Regional de São Sebastião. O evento acontecerá na sede da administração de São Sebastião, Quadra 101, Área Especial.

Esta ação é a sexta edição do programa Sejus Mais Perto do Cidadão, que já atendeu 22 mil pessoas em diversas regiões administrativas do DF. Quem for até o local terá a possibilidade de fazer diversos documentos, como Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, entre outros. Além disso, a população poderá esclarecer dúvidas relacionadas ao direito do consumidor, com o Procon. Os servidores da Secretaria de Saúde (SES) estarão presentes para fazer testes de glicemia e aferição da pressão arterial, enquanto a Defensoria Pública prestará informações jurídicas.

A cada edição, se ampliam os serviços prestados e o número de pessoas beneficiadas. Além das ações programadas para sexta e sábado, durante toda esta semana, as escolas da região também estão sendo contempladas pela ação. Equipes da Sejus irão até os alunos para estimular o aprendizado por meio de rodas de conversa.

Serão abordadas temáticas sobre direitos humanos, inclusão da pessoa com deficiência, desafios do envelhecimento no século 21, igualdade racial, racismo religioso, LGBTfobia, depressão, bullying, violência, atos infracionais e suas consequências e prevenção ao uso de drogas.

Principais serviços prestados durante o programa

Na Hora – A Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão da Sejus (Na Hora) estará no local para expedir Carteira de Identidade. No caso de primeira via, o procedimento é gratuito; já para a segunda via, a taxa é de R$ 42. Outros serviços taxados são as emissões de CPF (R$ 7), de débitos da CEB (R$ 2,92) e da Caesb (R$ 43,16). Também poderão ser emitidos débitos da Secretaria de Fazenda, Orçamento, Planejamento e Gestão (Sefaz) e Carteira de Trabalho – no caso de roubo, é preciso apresentar o Boletim de Ocorrência. Para facilitar a vida de quem tem débito a pagar, a van de conveniência móvel do BRB ficará próxima ao atendimento.

Procon – O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) atuará para sanar dúvidas dos consumidores, orientar e registrar solicitações. A Defensoria Pública do Distrito Federal realizará orientação jurídica e atendimento psicossocial.

Crianças – A ação também levará a São Sebastião várias atividades para crianças e adolescentes, como oficinas e apresentações artísticas, brinquedoteca com trabalhos que estimulam a concentração, exposição sobre erradicação do trabalho infantil e releitura de obras de artes relacionadas à primeira infância. Também poderão ser obtidas orientações sobre funcionamento e atendimento do Conselho Tutelar e do Centro Integrado 18 de Maio.

Acolhimento – Pessoas que sofrem atos de violência doméstica, intrafamiliar, psicológica, física, sexual e institucional terão a orientação da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência da Sejus, por meio do programa Pró-Vítima. A Feira de Talentos Pró-Vítima estará no local com produtos das mulheres acolhidas pelo projeto. Um ônibus da Secretaria da Mulher (SM) também estará presente realizando atendimentos psicológico e social às vítimas de violência.

Direitos humanos – As equipes vão prestar orientação e distribuir material informativo das subsecretarias de Políticas para Idoso e de Política de Direitos Humanos e de Igualdade Racial sobre prevenção à violência e direitos da comunidade LGBT, direitos das pessoas com deficiência e população em situação de rua. Haverá apresentações culturais de pessoas da região. No sábado pela manhã, será oferecido corte de cabelo gratuito para resgate da autoestima.

Prevenção ao uso de drogas – A programação inclui oficina de grafite, apresentação do hip hop contra as drogas, aula de jiu-jítsu e museu das drogas.

Funap/Socioeducativo – Com vários projetos de ressocialização, a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) levará a São Sebastião, para exposição e venda, produtos fabricados nas oficinas das unidades prisionais, enquanto a Subsecretaria do Sistema Socioeducativo venderá produtos de panificação e hortaliças produzidos no sistema socioeducativo.

Detran – O Departamento de Trânsito vai estar no local com óculos virtual que simula direção sob efeitos de álcool. Também serão distribuídos kits informativos sobre leis de trânsito e jogos educativos.

Ouvidoria – As ouvidorias da Sejus e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPTDFT) acolherão manifestações de elogios, reclamações e sugestões dos cidadãos presentes.

Serviços funerários – A Subsecretaria de Assuntos Funerários da Sejus também estará disponível para prestar informações sobre serviços funerários e cemitérios.

Parcerias

Além da Sejus, participam desta ação as secretarias da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (Sefaz), Saúde (SES), Segurança (SSP), Turismo (Setur), Desenvolvimento Social (Sedes), Juventude (Sejuv) e de Atendimento à Comunidade (Seac); Serviço de Limpeza Urbana (SLU),Companhia Energética de Brasília (CEB), Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), Polícia Civil do DF (PCDF), Polícia Militar do DF (PMDF), Corpo de Bombeiros, Banco Regional de Brasília (BRB), Correios, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do DF, Superintendência Regional do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência do Sistema Penitenciário, Tribunal Regional Eleitoral (TER), Receita Federal, Transporte Urbano do Distrito Federal, INSS, Justiça Federal, Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT); Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), Fundação Regional de Assistência Oftalmológica (Frao) e Administração Regional de São Sebastião.

Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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