Curta nossa página

Santa Maria recebe carreata e blitze educativas contra o mosquito Aedes aegypti

Publicado

Foto/Imagem:


Os moradores de Santa Maria foram surpreendidos na manhã desta sexta-feira (20) com duas blitze educativas de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti — as mais conhecidas são a dengue e a febre chikungunya. Uma das mobilizações foi em frente ao restaurante comunitário da região administrativa, na Avenida Alagados, e a outra, no shopping center da mesma via.

O trabalho faz parte das ações programadas pelo governo de Brasília para a 25ª Semana de Prevenção e Combate à Dengue (de 16 a 20 de novembro) e para o Dia Nacional de Combate à Dengue, neste sábado (21). “Antes relacionávamos o Aedes aegypti somente à dengue, mas hoje ele é o mosquito da febre chikungunya e do zika vírus”, alerta a diretora regional de Atenção Primária à Saúde, da Regional de Saúde de Santa Maria, Débora Cecília de Lima Souza.

Em frente ao restaurante, agentes do Departamento de Trânsito do DF (Detran) pararam quatro carros por vez para entregar livretos sobre como evitar o desenvolvimento do mosquito. Também foram passadas orientações para não acumular água em recipientes, calhas, lajes e outros objetos ou lugares que ofereçam condições de vida para o inseto. No centro comercial da região, as instruções foram dadas aos clientes e a quem passava em frente ao local.

Uma carreata com cerca de 50 carros também ocorreu de manhã. Os veículos saíram do Hospital de Santa Maria e seguiram pela Avenida Alagados até o shopping center. Os carros adesivados com cartazes preventivos foram guiados pelo grupo de teatro da Diretoria de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, com paródias de músicas conhecidas que transmitiam mensagens de prevenção.

A ação foi promovida pelo Grupo Executivo Intersetorial de Planejamento das Ações de Combate à Dengue, formado pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Regional de Santa Maria, pelas Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, pelo Conselho de Saúde de Santa Maria, pela Agência de Fiscalização (Agefis), pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), pela Coordenação Regional de Ensino e pela administração regional local.

Ações
O Decreto Distrital nº 33.034, de 2011, determina que, de setembro a maio, as ações preventivas em Brasília sejam intensificadas sempre na terceira semana de cada mês. Assim, desde segunda (16), as regiões administrativas estão com ações como vistoria das residências e orientação a moradores e comerciantes.

Hoje (20), o Setor de Oficinas do Guará recebeu agentes do Grupo de Combate à Dengue. Amanhã (21), às 21 horas, as atividades terminam com uma carreata, que sai da Administração Regional da Estrutural. O percurso ainda será definido.

Balanço
Até segunda (16), a Secretaria de Saúde havia registrado 12.285 suspeitas de dengue. Dessas, 11.622 são de residentes do DF e 663 de outras unidades federativas. Juntas, as regiões do Gama, de Planaltina e de Sobradinho II apresentam o maior número de ocorrências — 3.657. Desde janeiro deste ano, foram confirmadas 25 mortes pela doença. Vinte e um eram moradores da capital federal, três de Goiás e um de Minas Gerais.

Sobre a febre chikungunya, registraram-se 233 casos suspeitos. Desses, 220 foram descartados e 13 confirmados em moradores de Brasília. Dez foram importados (o contágio ocorreu fora do DF), sendo dois do Suriname e Panamá e oito de estados do Brasil, com predominância dos municípios da Bahia.

A febre do zika vírus é uma doença viral aguda caracterizada por manchas vermelhas no corpo, febre, dor nas articulações e de cabeça, vermelhidão e coceira na pele. Apresenta evolução benigna, e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em até sete dias. De 12 casos suspeitos, dois se confirmaram no DF. Eles foram importados da Região Nordeste.

Dayane Oliveira, da Agência Brasília

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Inscrições até 25/01

QualificaDF Móvel 2025 abre 1.012 vagas para cursos gratuitos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
QualificaDF Móvel
Foto/Imagem: Divulgação/Sedet-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Trabalho e Renda (Sedet-DF), lançou chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel. Estão abertas as inscrições, a partir desta terça-feira (14), para 1.012 vagas em cursos gratuitos no Núcleo Bandeirante, P Norte, Riacho Fundo II e Sobradinho II.

As inscrições para o terceiro ciclo da quarta etapa da iniciativa podem ser feitas até o dia 25 deste mês por este link. Entre os cursos oferecidos, estão os de cuidador de pessoa idosa, atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e manicure e pedicure. O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados para o início da qualificação serão divulgados no site da Sedet-DF até o dia 27 de janeiro.

Os candidatos convocados para confirmação de matrícula deverão comparecer a uma das agências do trabalhador listadas no Anexo I do edital, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou a uma das unidades móveis de execução dos cursos elencadas no item 1.7 do edital, das 8h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias 27 deste mês e 1º de fevereiro, e apresentar os documentos comprobatórios originais.

CONTINUAR LENDO

Inscrições já estão abertas

Veja o passo a passo para participar do Casamento Comunitário 2025

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
casamento comunitário
Foto/Imagem: Dênio Simões/Agência Brasília

Estão abertas as inscrições para casais que desejam formalizar sua união em 2025, mas não têm condições de arcar com as despesas de uma cerimônia matrimonial. O programa Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), disponibilizará 600 vagas para casais, distribuídas ao longo de quatro edições neste ano. A iniciativa, realizada desde 2021, contribuiu para fortalecer os laços familiares e promover a cidadania.

Joaquim Sousa e Helena Vidal, moradores de Taguatinga, já realizaram a inscrição no Na Hora da rodoviária do Plano Piloto para formalizar sua união em 2025. “Sempre sonhamos em nos casar, mas as condições financeiras tornavam isso impossível. Essa oportunidade nos deu a chance de viver esse momento único e abençoado. Somos muito gratos,” comemora Joaquim Sousa.

A primeira cerimônia do Casamento Comunitário 2025 acontece no dia 23 de março. Além desta, outras três edições serão realizadas no decorrer do ano, sempre aos domingos, nas seguintes datas: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro. Cada edição contará com 150 vagas. A ordem de casamento será definida conforme a ordem de inscrição, portanto, os primeiros 150 casais participarão da cerimônia em março, enquanto os últimos inscritos ocuparão as vagas de dezembro.

Entre as exigências, destaca-se, ter idade mínima de 18 anos, e ausência de impedimento legal para casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521).

Como se inscrever no Casamento Comunitário 2025

Para realizar a inscrição, os interessados deverão comparecer em algum dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, com a documentação exigida. Não será aceita a entrega de documentos por terceiros.

Os locais para realizar a inscrição são os seguintes: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); na agência do Na Hora, no Setor Cultural Norte; na Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); na Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e durante as edições do GDF + Perto do Cidadão (sexta-feira de 9h às 16h e sábado de 9h às 12h).

Nos locais de inscrição, todos os casais (solteiros, divorciados e viúvos) devem apresentar comprovante de residência do DF; originais e cópias dos documentos pessoais: carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e original da certidão de nascimento. Eles também devem preencher o formulário de inscrição.

Se divorciado, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da formal de partilha contendo a petição inicial; sentença e o trânsito em julgado.

Se viúvo, além dos documentos pessoais, apresentar cópia da certidão de óbito e certidão de casamento; formal de partilha contendo a petição inicial, sentença e o trânsito em julgado.

Além disso, todos os inscritos devem apresentar cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme modelo no Anexo I do Edital (veja aqui) que deve ser entregue no ato da inscrição.

As testemunhas deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Casamento se forem casados (as); se forem divorciados (as), acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. É importante lembrar que as testemunhas que se farão presentes no cartório, não podem ser as mesmas do dia da cerimônia.

Casais selecionados

Após receber as inscrições, a Sejus selecionará os casais com base nos critérios estabelecidos no edital. A lista dos casais selecionados e as informações sobre os próximos passos, incluindo a lista dos documentos que deverão ser entregues nos cartórios de Registro Civil indicados, serão divulgadas no site da Secretaria de Justiça e Cidadania, com dois meses de antecedência para cada cerimônia.

Para mais informações sobre o Casamento Comunitário 2025 entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou telefone (61) 2244-1347/1349.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense