Curta nossa página

Reinvindicações na CLDF marcam comemoração ao Dia dos Jovens

Publicado

Foto/Imagem:


Críticas à redução da maioridade penal debatidas por jovens e deputados distritais marcaram a sessão solene em comemoração ao Dia dos Jovens na manhã de hoje (13) no plenário da Câmara. “Sabemos que esse tema não compete a esta Casa, mas queria deixar registrado a minha indignação com a redução da maioridade penal”, lamentou uma das jovens estudantes durante o evento.

A solenidade, de iniciativa dos deputados Reginaldo Veras (PDT) e Professor Israel (PV), ouviu as carências, demandas, dificuldades e soluções de jovens de escolas do Distrito Federal para a melhoria de vida dos estudantes. A sessão também teve o objetivo de incluir os jovens no cenário político.

“Hoje eu posso ver que no Distrito Federal há políticas públicas voltadas para números de aprovação e não para números de aprendizagem. Por isso hoje façamos essa consideração de que o jovem precisa de educação, pois a educação muda, o que está matando o jovem é a falta da educação” ressalta Luiza Caroline, representante do Centro de Ensino 09 de Ceilândia, que levantou também a questão da redução da maioridade penal.

Outras reivindicações de estudantes também foram ouvidas em plenário. “Nós somos cobrados nos estudos, mas falta infraestrutura nas escolas públicas que são deixadas de lado pelo governo”, criticou Juliana Pinheiro, estudante do Centro Educacional 123 de Samambaia. “Nós não somos preparados para a realidade da faculdade e para o mercado de trabalho”, completa.

Violência
Reginaldo Veras observou que a data, além de homenagear o grupo que representa mais de um terço da população mundial, deve ser motivo para reflexão. “É dever da sociedade reconhecer e buscar soluções para os principais obstáculos que impedem o desenvolvimento do jovem, tais como o uso de drogas, o alcoolismo, a violência, o desemprego, a evasão escolar, entre outros”, destacou o parlamentar.

“Estamos em tempos de criminalização da juventude”, alertou o distrital Professor Israel sobre como o jovem é visto na sociedade e pelo poder público. Além do parlamentar, participou também da solenidade o deputado Júlio Cézar (PRB).

Já a subsecretaria de Juventude, Aline Bezerra, anunciou a inauguração de um centro de juventude na cidade de Ceilândia que ofertará palestras, cursos e oficinas para os jovens da região.

Atualizado em 14/04/2015 – 10:25.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana