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Todos Contra a Covid

Reforço: BRB doa equipamentos para combater coronavírus no DF

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doação covid-19
Foto/Imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília
Lívio Di Araújo

A Saúde do Distrito Federal ganhou, na manhã deste sábado (25), um grande reforço na luta contra a Covid-19. O Banco de Brasília (BRB) comprou 150 monitores de sinais vitais, 150 bombas, além de 18 mil equipos de infusão – espécies de mangueirinhas ligadas às bombas e inseridas nos pacientes – e doou para o Governo do Distrito Federal (GDF). Todos os equipamentos são indispensáveis nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e custaram R$ 6,3 milhões.

A doação foi recebida pelo vice-governador Paco Britto – que coordena o programa Todos Contra a Covid – e pelo secretário de Saúde, Francisco Araújo Filho, que fez questão de destacar, mesmo dentro de um cenário pandêmico, a condição “confortável” em que o Distrito Federal se encontra devido às medidas adotadas pelo governo desde o início da crise.

“O mundo inteiro está com dificuldades em enfrentar a pandemia. Mas, no DF, estaremos com cerca de 700 leitos de UTIs para atender os pacientes da Covid-19 nas próximas semanas, temos a primeira UPA do Brasil com leitos de UTIs e, fora isso, conseguimos zerar a fila de regulação, ou seja, ninguém espera mais que 24 horas por uma vaga em Terapia Intensiva”, explicou o secretário. “O que temos hoje na rede, o mundo inteiro queria ter”, completou.

Os aparelhos recebidos pela Saúde dão o pontapé para que o DF garanta mais 150 leitos de UTIs. Os monitores de 10 polegadas são importantes nas unidades para monitoramento dos sinais vitais dos pacientes internados. São usados juntamente com as bombas de infusão. As adquiridas pelo BRB vão garantir o controle das doses de medicamentos ministradas aos infectados e conseguem dosar até duas drogas, simultaneamente. Os equipos de infusão também contam com regulador de velocidade com que os remédios são inseridos no corpo da vítima da Covid-19.

Presidente do BRB, Paulo Henrique Costa com o vice-governador do DF, Paco Britto (Vinícius de Melo/Agência Brasília)

Seria impossível montar um leito de UTI sem o uso destes equipamentos, tão importantes quanto os disputados respiradores. “Tivemos dificuldades, passamos por muitos fornecedores até conseguirmos chegar neste que cumpriu todos os prazos acordados”, explicou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. Os aparelhos doados são brasileiros e foram produzidos por uma empresa de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Fora a doação feita neste sábado (25), o Banco de Brasília (BRB) tem arrecadado outras contribuições da sociedade que vão garantir a compra de mais equipamentos e insumos para a saúde e equipar a rede pública. Segundo o presidente do banco, mais de R$ 5 milhões já foram doados num total de 2 mil contribuições. Os números podem parecer grandes, mas passam longe da estimativa de gastos do GDF com a pandemia, que é de R$ 500 milhões, de acordo com o secretário de Fazenda, André Clemente.

Para o vice-governador, as ações feitas pelo Banco de Brasília durante a pandemia mostram que o BRB é mais que apenas uma instituição financeira. “Temos um banco realmente preocupado com a cidade”, enfatizou. Paco lembrou que o banco recebeu a missão do governador Ibaneis Rocha de ser um agente de transformação no Distrito Federal e que tem mostrado estar bem alinhado com o chefe do Executivo local. “O BRB tem atuado para gerar desenvolvimento econômico e também desenvolvimento social”.

Só o Instituto BRB doou para o GDF, no combate à Covid-19, R$ 7,5 milhões. O secretário de Fazenda lembrou que a saúde também recebeu reforço da pasta e que R$ 250 milhões referentes ao superávit do DF já foram transferidos para ações na luta contra o coronavírus. O secretário de Saúde agradeceu o empenho de todas as pastas em ajudar neste momento e reforçou que a atual conjuntura “transformará” cada cidadão. “Nenhum de nós passará por essa pandemia sendo os mesmos. Vamos sair muito diferentes”, disse.

Paco lembrou ainda que, além do sentimento de solidariedade que contagiou toda a população, as ações do GDF e a agilidade do governo em adotar medidas importantes para conter o avanço do coronavírus na capital, deram ao DF um papel de protagonista no Brasil que sofre com os efeitos devastadores da doença.

“Sob a batuta do governador Ibaneis, conseguimos achatar a curva de crescimento da Covid-19 na cidade e não sobrecarregamos nossos hospitais. Uma prova de que lá atrás, quando o governador foi o primeiro a fechar o comércio e adotar o isolamento social, ele estava certo. Agora, temos a condição de começar a flexibilizar a reabertura do comércio para não sufocar a economia”, explicou. “Sem esquecer que a maior responsabilidade do governo neste momento é com a vida. Temos que salvar vidas”, completou.

Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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