Curta nossa página

Crime ambiental

Projeto De Cara Nova do SLU promete eliminar lixões do Distrito Federal

Publicado

De Cara Nova SLU
Foto/Imagem: Divulgação/SLU


O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) deu início ao projeto De Cara Nova, que tem como objetivo eliminar os maiores pontos de descarte irregular no Distrito Federal. O Paranoá foi a primeira região contemplada com a retirada de entulhos ao longo de vários pontos da rodovia DF-001.



Todos os dias, as equipes de limpeza e remoção de entulhos do SLU estarão nas ruas do Distrito Federal retirando o que a população descarta irregularmente em áreas públicas. O SLU segue um cronograma de limpeza em pontos mapeados e limpos sistematicamente, mas que voltam a ser alvo desse crime ambiental, inclusive no mesmo dia que foram limpos.

No Paranoá, por exemplo, mesmo a população contando com um papa-entulho na região, é possível verificar diversos pontos de descarte irregular que são constantemente alvos desse crime ambiental. O SLU, no entanto, identificou vários locais ao longo da rodovia DF-001, conhecida como Avenidas dos Pinheiros e deu início ao projeto De Cara Nova na região. Foram retiradas da área, mais de 150 toneladas de entulhos.

“O projeto De Cara Nova vai acabar com esses pontos viciosos de descarte de lixo e entulhos. Vamos limpar, revitalizar e orientar a população sobre o descarte correto. Já iniciamos a limpeza e instalamos uma placa de ‘proibido jogar lixo’ informando o endereço do site do SLU no qual o cidadão pode saber onde fica o papa-entulho mais próximo”, explicou o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.

O projeto visa a remoção dos resíduos, renovação do espaço e sinalizações educativas.

Vassorito

Nesta terça-feira, dia 10 de janeiro, o SLU vai entregar o local totalmente limpo e renovado. Para chamar a atenção dos moradores as equipes de mobilização do SLU estarão com uma ação voltada à educação ambiental com a presença do personagem Vassorito, que promete fazer uma surpresinha para os “sujões” que tentarem jogar lixo e entulhos no local de início do projeto.

O Vassorito é um personagem vestido de palhaço que, de maneira descontraída, vai abordar os cidadãos flagrados espalhando sujeira na cidade com um cartão vermelho. O Vassorito estará acompanhado do constatador que vai notificar e encaminhar o documento à Secretaria DF Legal para punir o infrator.

Também estará presente o grupo de teatro do SLU, O Garizito, com as personagens Juju e Lili que, juntamente com o Vassorito, vão levar mensagens de conscientização ambiental com uma abordagem mais leve e divertida.

Atualizado em 08/01/2023 – 13:13.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana