Mercado de trabalho
Programa Jovem Talento CIEE ultrapassa a marca de 6 mil vagas preenchidas
O programa Jovem Talento CIEE completa um ano no próximo dia 23, e, mesmo diante dos efeitos da pandemia causada pela Covid-19, alcançou a marca de seis mil jovens e adolescentes inseridos no mundo do trabalho. Ao longo dos últimos dozes meses as áreas que mais contrataram foram Administrativo, Comércio e Call Center. No País, as contratações ocorreram principalmente no estado de São Paulo.
Construído com o intuito de aliar a experiência prática às trilhas de conhecimento, a iniciativa estabelece que os estudantes do ensino médio/técnico tenham carga horária de seis horas diárias, sendo uma reservada para a capacitação on-line. Os cursos são divididos em Administração, Comércio e Varejo, Setor Público, Call Center e Finanças e Tecnologia.
Os cursos podem ser selecionados de acordo com o perfil e negócio da empresa, e todos contam com carga horária de 480 horas. De acordo com Luiz Gustavo Coppola, superintendente Nacional de Atendimento do CIEE, o objetivo é unir habilidades técnicas e teóricas. “Ao desenvolver o Jovem Talento pensamos em uma solução para inserir esse jovem no mundo do trabalho, mas também capacitar, ensinar, e apontar possibilidades de desenvolvimento da carreira profissional”, conta.
Segundo levantamento do IBGE, divulgado em maio deste ano, o desemprego na faixa etária entre 14 e 17 anos chegou a 46,3%, o maior percentual da série histórica. De acordo com pesquisa do CIEE, apenas em seu banco de dados, existem mais de 500 mil jovens elegíveis para participar do Jovem Talento.
CIEE 57 anos
Desde sua fundação, há 57 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.
5 fatos sobre o CIEE
1- É uma entidade beneficente de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com os governos, Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) ou entidades de classe.
2- Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem.
3- É uma entidade qualificada para ministrar os encontros de capacitação socioprofissional a aprendizes.
4- É mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos jovens e adolescentes beneficiados.
5- É dirigido com um conselho composto por educadores, profissionais liberais e empresários, todos voluntários.
Atualizado em 20/09/2021 – 16:56.
-
Saúde Mais Perto do Cidadão
GDF leva atendimentos médicos gratuitos para a população de Samambaia
-
Mais de 16 mil vagas
Centros olímpicos e paralímpicos recebem inscrições até 20/09
-
Segunda, 2 de setembro
Semana começa com 698 oportunidades de emprego no DF e Entorno
-
Acumulada
Concurso 2771 da Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 33 milhões nesta sexta (6)
-
Painel de Monitoramento das Arboviroses
Brasil já registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024
-
Setembro de 2024
Aneel reduz patamar de bandeira vermelha após erros de informações
-
Cuidados redobrados
DF está em alerta vermelho para baixa umidade e risco de incêndios florestais
-
Dias 7 e 8 de setembro
Brasília recebe retorno do Assados do Fred Parrilla de Rua, na 306 Sul
Pingback: CIEE abre processo seletivo para estágio no Hospital da Criança