Curta nossa página

Estudantes perderam 19 dias

Professores não repõem aulas perdidas com greve, dizem alunos

Publicado

Foto/Imagem:


Pais e alunos reclamam que os professores da rede pública não estão cumprindo a reposição de aulas que deixaram de ser ministradas durante a greve da categoria, que ocorreu entre outubro e novembro do ano passado. Os estudantes perderam 19 dias. A Secretaria de Educação orientou os pais a cobrar a reposição da escola.

Após a greve, a secretaria e o Sindicato dos Professores concordaram em repor aulas até 16 de janeiro. O prazo poderia ser estendido até dia 22. Como teve escola que não aderiu totalmente à paralisação, cada unidade pôde fazer o próprio calendário — respeitando os 200 dias do ano letivo.

Em Taguatinga, o Centro de Ensino Médio Ave Branca e o Centro de Ensino Fundamental 15 só estão recebendo alunos de recuperação. “O conteúdo que está tendo é só aquele com que a gente já teve contato. Na hora de fazer vestibular, quem não tem o estudo em casa sai prejudicado”, afirmou um estudante.

O Centro de Ensino Médio 3, de Ceilândia, e o Centro Educacional 619, de Samambaia, estão fechados. A direção afirma que a greve foi parcial e que todo o conteúdo atrasado já foi dado. No Centro de Ensino Fundamental 2, no Riacho Fundo, os alunos não estão indo para a escola.

“Pela informação do colégio, a gente vai ter de esperar até dia 16 para ela fazer a prova. Então os professores não estão repondo [as aulas]”, afirmou o pai de uma aluna. “A gente só recuperou quatro sábados, para um mês de aula. Não deu para recuperar nada”, disse uma estudante.

A Secretaria de Educação diz que cumpriu parte do acordo firmado com o sindicato, pagando o salário sem descontar os dias parados. A pasta afirma esperar que os professores completem todo o ano letivo. O Sindicato dos Professores informou que todos os professores estão trabalhando e que que o conteúdo será ministrado.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense