Curta nossa página

Primeiro Núcleo de Apoio Fiscal do Distrito Federal é inaugurado

Publicado

Foto/Imagem:


Para ajudar a população a resolver questões como pagamento e parcelamento de tributos, as Secretarias de Fazenda e Educação lançaram, na noite desta quinta-feira (9), o 1º Núcleo de Apoio Fiscal do Distrito Federal. O projeto é uma parceria com a Receita Federal do Brasil e o Centro Universitário UDF.

Estudantes de contabilidade da instituição de ensino serão os responsáveis pelo atendimento ao público. A ideia de sediar o Núcleo partiu de alunos de uma disciplina de gestão de projetos, que se basearam no modelo existente em outras unidades federativas. Eles mobilizaram o departamento e conseguiram o apoio da Receita e da Secretaria de Fazenda.

“Tínhamos esse projeto em estudo e aproveitamos o interesse da instituição para capacitar os alunos”, explicou o membro do Grupo de Educação Fiscal das Secretarias de Fazenda e Educação Valcir Alves da Silva. Em 2014, os estudantes participaram de palestras sobre questões fiscais e tributárias e foram preparados para atender os contribuintes.

O aluno do quinto semestre de contabilidade Davi Marinho, de 20 anos, é um dos três alunos que atenderão a comunidade nos primeiros meses. Para ele, a importância do projeto está no social. “Há muitas pessoas, sobretudo de baixa renda, sem oportunidade de ter uma consultoria contábil e administrativa. Daremos apoio principalmente a esses contribuintes”, explicou. Davi acrescentou que a iniciativa o ajudará a associar a teoria contábil à prática profissional. “É uma ótima chance de me aproximar do mercado de trabalho.”

Presente no lançamento, o controlador-geral do DF, Djacyr Cavalcanti de Arruda Filho, ressaltou que “entender de direito tributário é uma ferramenta de transformação social”. O assessor especial da Subsecretaria da Receita da Secretaria de Fazenda do DF, Estevão Caputo, destacou que a parceria é benéfica para todos os envolvidos. “O projeto faz a ponte entre a comunidade, o governo e a academia.”

Núcleo de Apoio Fiscal do DF
Terças e quintas-feiras
das 18h30 às 19h30
Sede da Star Junior, no Centro Universitário UDF (704/904 Sul, Conjunto A)

Atualizado em 10/04/2015 – 09:52.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana